O tenista brasileiro Bruno Soares conquistou neste domingo o primeiro título com o novo parceiro, o croata Mate Pavic e logo em um Masters 1000. Eles venceram em Xangai, derrotando a dupla do também brasileiro Marcelo Melo e do polonês Lukasz Kubot, por 6/4 6/2. Este foi o terceiro título de 2019 para Soares.
"Foi uma semana sensacional, praticamente perfeita," disse o mineiro. "Fizemos todos os jogos sem perder sets e perdemos o nosso saque só uma vez na semi. Agora embalamos e fomos vendo ao longo da semana que a confiança foi mudando dentro de quadra."
Para o brasileiro, que já havia conquistado dois trofeus na temporada, com outros dois parceiros (Sidney com Murray e Stuttgart com Peers), o título com Pavic, com quem começou a jogar no meio da temporada, veio como uma confirmação do acerto da escolha do parceiro. "Foi muito importante para confirmarmos o que a gente acreditava na teoria. Apesar de não estarmos ganhando muito jogos, sempre acreditamos no nosso potencial como dupla. Agora provamos com resultado e tomara que possamos continuar somando bastante nos três últimos torneios da temporada - ainda tem um Masters 1000 pela frente - para começar 2020 com muita força."
Bruno e Pavic viajam agora para Estocolmo, onde disputam o ATP 250, estreando contra O'Mara e Skupski e depois seguem para o ATP 500 de Viena e para o Masters 1000 de Paris.
O título em Xangai foi o quarto da carreira do brasileiro na categoria. Ao todo são 32 títulos e 29 vice-campeonatos.
SOBRE BRUNO SOARES - Mineiro nascido em 27/02/1982, Bruno Soares é um dos principais nomes da história do Brasil. Ao ganhar o US Open nas duplas mistas, em 2012, se juntou ao seleto grupo de campeões de Grand Slam brasileiros, que inclui apenas Maria Esther Bueno, Gustavo Kuerten, Thomaz Koch e Marcelo Melo. Em 2014 repetiu a façanha conquistando o segundo título em Nova York.
Em janeiro de 2016, no Australian Open, conseguiu o feito inédito de vencer o 1o. Grand Slam de duplas, com Jamie Murray e de conquistar também o trofeu nas duplas mistas, com Elena Vesnina, se tornando o primeiro brasileiro desde Maria Esther Bueno, em 1960 a vencer dois títulos no mesmo torneio.
Em setembro de 2016, ganhou o segundo Grand Slam de duplas, no US Open, em NY, se tornando a primeira parceria (com Jamie Murray), a vencer dois Slams no mesmo ano, desde os Irmãos Bryan em 2013.
No total, nas duplas Bruno tem 32 títulos no circuito, 29 vice-campeonatos e chegou ao 2o. posto no ranking mundial de duplas em 2016. É o 21o. atualmente. Encerrou a temporada 2016 como a dupla número um do mundo e a 2017, como a número 3.
O tenista que tem a sua carreira gerenciada pela LinkinFirm, do ex-tenista profissional Marcio Torres, conta atualmente com os patrocínios da BMG, Angá Asset Management, Aldo Solar, Aliansce Sonae, Estacio, Asics e Wilson.
Brasileiro joga o último Grand Slam da temporada
Brasileiro joga o 3o Grand Slam da temporada
Brasileiro faz avaliação de 2024 e quer manter consistência
Brasileiro jogará circuito de quadras indoor