Thiago Wild levanta a torcida com vitória em jogo mais longo do Rio Open

17.02.2020  |    13 visualizações

Thiem é atração principal nesta terça-feira, em rodada cheia de boas partidas

O Brasil garantiu um representante na segunda rodada do Rio Open apresentado pela Claro. Em jogo emocionante na quadra central, na noite desta segunda-feira, Thiago Wild salvou três match points para vencer o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, de virada, por 5/7, 7/6 (3) e 7/5, em 3h50, no jogo mais longo da história do torneio. Foi a primeira vitória do brasileiro de 19 anos em um torneio ATP 500. Ele comemorou com a torcida, que encheu as arquibancadas, em uma partida que teve clima quente. 

O Rio Open segue nesta terça, com a esperada estreia do favorito ao título, o austríaco Dominic Thiem, contra o brasileiro Felipe Meligeni, às 19h, na quadra Guga Kuerten. A torcida brasileira também verá a estreia do tenista da casa Thiago Monteiro, que pega o argentino Guido Pella, após a partida de Thiem. Pela chave de duplas, Marcelo Melo e seu parceiro, o polonês Lukasz Kubot, estreiam contra o uruguaio Pablo Cuevas e o espanhol Fernando Verdasco, no último jogo da quadra 1. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.tudus.com.br/rioopen. Restam poucas unidades. 

Na partida de Wild, depois de perder o primeiro set, o brasileiro viu o rival ter três match points no segundo. O paranaense se recuperou e levou a série para o tiebreak. Fokina ficou nervoso com o barulho da  torcida, reclamou com o juiz, e Wild acabou levando por 7 a 3. No set decisivo, o jogo continuou equilibrado, com quebras dos dois lados, mas Wild foi firme para fechar no saque do espanhol. O antigo recorde de partida mais longa no torneio era do ano passado: 3h19, no jogo entre o espanhol Jaume Munar contra o britânico Cameron Norrie.

"Foi minha maior vitória da carreira, por ser em um ATP 500, fiquei muito feliz e vou levar para meus próximos dias de trabalho. Independentemente do que acontecer na próxima rodada, é algo que ficará guardado, que me mostrou que estou no caminho certo", disse o 206º do ranking.

Na próxima rodada, Wild, que recebeu convite da organização, enfrentará o vencedor da partida entre o croata Borna Coric e o argentino Juan Ignacio Londero, que jogam nesta terça, na abertura da quadra central, às 16h30.

Thiem é atração principal nesta terça-feira

Grande atração da sétima edição do maior torneio de tênis da América do Sul, Thiem fará seu retorno às quadras após o vice-campeonato do Australian Open. Uma boa campanha no ATP 500 do Rio pode levá-lo a ultrapassar o suíço Roger Federer no ranking mundial. Thiem, duas vezes vice em Roland Garros, é o quatro colocado na lista e joga no piso onde obteve suas maiores conquistas.  “É um grande objetivo e, se for bem aqui, vai me ajudar a ir atrás do terceiro lugar no ranking”, disse o jogador de 26 anos. Meligeni, adversário da estreia, recebeu convite da organização.

Confira a chave neste link

Já Monteiro, número 1 do Brasil, que também recebeu convite, conhece bem o adversário da estreia, o argentino Guido Pella. Treinaram juntos na pré-temporada, na Argentina, em dezembro, e já se enfrentaram quatro vezes em torneios challenger. A última vez foi em 2015, em Guayaquil, com vitória de Pella. "Espero por um jogo difícil, ele foi vice-campeão aqui (2016), é o favorito. Mas tenho que fazer meu jogo, usar a torcida a meu favor, e buscar um bom resultado", disse o canhoto de 25 anos, que duas vezes alcançou as quartas de final no Rio.

Confira a programação neste link

Em outros jogos desta terça, às 16h30, na quadra 2, o campeão da edição 2016, o uruguaio Pablo Cuevas, enfrenta o húngaro Attila Balazs. Já o sérvio Dusan Lajovic, cabeça de chave número 2, pega o italiano Marco Cecchinato, às 16h30, na quadra 1. Na sequência, o norueguês Casper Ruud, de 21 anos, encara o italiano Gianluca Mager embalado pela conquista de seu primeiro título na carreira, em Buenos Aires, no domingo. 

ORDER OF PLAY - TUESDAY, FEBRUARY 18, 2020

QUADRA GUGA KUERTEN start 4:30 pm

[5] B. Coric (CRO) vs J. Londero (ARG) 

Not Before 7:00 pm

[1] D. Thiem (AUT) vs [WC] F. Meligeni Rodrigues Alves (BRA)

[4] G. Pella (ARG) vs T. Monteiro (BRA)

QUADRA 1 start 4:30 pm

M. Cecchinato (ITA) vs [2] D. Lajovic (SRB)

[Q] G. Mager (ITA) vs [8] C. Ruud (NOR)

P. Cuevas (URU) / F. Verdasco (ESP) vs [2] L. Kubot (POL) / M. Melo (BRA)

QUADRA 2 start 4:30 pm

[LL] A. Balazs (HUN) vs P. Cuevas (URU)

L. Mayer (ARG) vs L. Sonego (ITA)

M. Gonzalez (ARG) / F. Martin (FRA) vs P. Andujar (ESP) / R. Carballes Baena (ESP)

QUADRA 4 start 4:30 pm

J. Munar (ESP) vs S. Caruso (ITA)

[Q] J. Domingues (POR) vs P. Sousa (POR)

[Q] S. Caruso (ITA) / F. Gaio (ITA) vs A. Behar (URU) / G. Escobar (ECU)

 

Andujar derrota Verdasco na primeira rodada

No encontro entre os veteranos e consagrados espanhóis, Pablo Andujar levou a melhor sobre Fernando Verdasco, nesta segunda-feira, por 6/3 e 6/3, e avançou à segunda rodada. “Estou contente pela vitória, acho que o Fernando não estava 100% fisicamente e isso acabou me ajudando. De qualquer maneira, o resultado me dá confiança para continuar e me anima para o próximo jogo”, disse Andujar, semifinalista em 2014. Verdasco foi vice-campeão em 2018.

Em outro jogo da primeira rodada, o chileno Cristian Garin, cabeça 3, venceu eslovaco Andrej Martin por 4/6, 7/5 e 7/6 (5) e enfrentará na próxima rodada o argentino Federico Delbonis, que derrotou o espanhol Roberto Carballes Baena por 6/2 e 6/4. 

Galeria de fotos neste link

RESULTADOS DE SEGUNDA-FEIRA

[WC] Thiago Wild (BRA) 2 x 1 Alejandro Davidovich Fokina (ESP) - 5/7, 7/6 (3) e 7/5

Pablo Andujar (ESP) 2 x 0 [9] Fernando Verdasco (ESP) - 6/3 e 6/3

[3] Cristian Garin (CHI) 2 x 1 Andrej Martin (SVK) - 4/6, 7/5 e 7/6 (5)

Federico Delbonis (ARG) 2 x 0 Roberto Carballes Baena (ESP) - 6/2 e 6/4

[WC] Pedro Martinez 2 x 1 Hugo Dellien (BOL) - 3/6, 6/2 e 7/5

[WC] Federico Coria (ARG) 2 x 1 Corentin Moutet (FRA) - 6/1, 6/7 (1) e 6/7 (3)

Qualifying- Salvatore Caruso (ITA)/Federico Gaio (ITA) 2 x 0 [2] Attila Balazs (HUN)/Fernando Romboli (BRA) - 6/3 e 6/4

 

Jovens de projetos sociais vivem dia especial nas quadras do Rio Open

O primeiro dia de disputas do Rio Open foi especial para jovens de projetos sociais apoiados pelo torneio. Tenistas de 11 a 23 anos disputaram as finais do Torneio Winners nas quadras por onde já passaram nomes como do espanhol Rafael Nadal, do austríaco Dominic Thiem e do croata Marin Cilic. Um desses jovens tenistas a brilhar nesta segunda-feira foi Tamara Mariano, de 18 anos, campeã da sua categoria. A garota de Cruzada São Sebastião, zona sul do Rio, está sendo dublê da atriz Erika Januza, que vive uma tenista na novela "Amor de Mãe", da Rede Globo. Os campeões receberam os troféus das mãos do uruguaio Pablo Cuevas, campeão em 2016.

Tamara disputa o Torneio Winners e trabalha como boleira desde a primeira edição, em 2014. Estava na quadra quando Thiem foi campeão, em 2017. "É uma experiência que levarei para toda vida, estar dentro de um evento grandioso. Muitos gostariam de estar no meu lugar, por isso tento aproveitar cada momento", disse a jovem, que precisou cortar o cabelo bem curto para ser a dublê de Erika Januza. "No começo das gravações fiquei nervosa, mas agora já acostumei. Onde moro brincam que eu fiquei famosa", disse Tamara, que está se preparando para entrar na faculdade de Educação Física, mas também sonha em estudar moda.

O Rio Open apoia iniciativas sociais e acredita no poder transformador através do esporte. O Torneio Winners é voltado para as crianças e jovens que frequentam  os projetos Instituto Futuro Bom, Tênis na Lagoa, Arremessar para o Futuro, Escolinha de Tênis Fabiano de Paula e Fundetennis, parceiros da competição, além do Núcleo Esportivo Rio Open. A fase classificatória contou com a participação de 85 jovens. Cada projeto receberá um voucher para uma semana de treinamento na IMG Academy, nos Estados Unidos, referência mundial em centros de tênis. Além disso, dois sorteados ganharão uma bolsa de Ensino Médio no Curso e Escola SEI.

Os jovens também ganham ingressos para assistir às partidas do Rio Open, e alguns deles trabalham como boleiros. Além disso, 17 deles foram treinados para atuar nas áreas de Controle de acessos, Alimentação e Bebidas, Entretenimento, Tecnologia, Vestiário, Logística e Merchandising.  

Resultados:

Categoria 11 e 12 anos masculino

Campeão: Giuseppe Motta / Vice: Nicholas Azevedo - 8/6

Categoria 13 e 14 anos masculino

Campeão:  Valter Albuquerque / Vice: Antônio Vitor Monteiro - 8/4

Categoria 15 e 16 anos masculino

Campeão:  Fernando Mendonça / Vice: João Torres - 8/5

Categoria 17 a 23 anos masculino

Campeão: Christian Torres / Vice: José Santos - 8/5

Categoria 11 a 14 anos feminino

Campeã: Thaís Augusto / Vice: Giovanna Sampaio - 8/3 

Categoria 15 a 18 anos feminino

Campeã: Tamara Mariano / Vice:  Maria Eduarda Gomes - 8/2 

 

INGRESSOS RIO OPEN 2020

 

Os ingressos para a sétima edição do Rio Open apresentado pela Claro podem ser adquiridos no site www.tudus.com.br/rioopen. O torneio começa no dia 15 de fevereiro com o qualifying com entrada gratuita e no dia 17 tem início a chave principal, com a Grande Final acontecendo no dia 23.

A programação para a chave principal contará com duas sessões de segunda-feira a quinta-feira: Sessão 1, com início às 16h30; e Sessão Noite, a partir de 19h. Já de sexta-feira a domingo, o torneio terá sessão única. A sessão 1 será composta pelo 1º jogo da Quadra Central e mais todos os jogos das quadras externas. A sessão noite será formada pelos jogos que começam a partir de 19h na Quadra Central, além dos jogos nas quadras externas. Vale destacar que qualquer ingresso dá acesso ao complexo que será montado no Jockey Club Brasileiro, não importa a sessão. A Grande Final será uma atração à parte. Quem garantir o ingresso para a decisão do título de 2020 encontrará ativações únicas e terá o nome gravado no mural do maior torneio de tênis da América do Sul.

O tênis é a atração principal, mas também há muitas outras opções de entretenimento, numa estrutura comparável à de grandes eventos do circuito mundial. O Rio Open conta com uma área interativa de aproximadamente 10 mil m², o Leblon Boulevard, que oferece opções de stands, lojas, entretenimento e gastronomia, além das ativações dos patrocinadores com opções para torcedores de todas as idades.

Na Praça Rio Open os fãs podem assistir aos jogos em um telão gigante para não perder um ponto sequer. E, seguindo a tendência dos grandes torneios do circuito, o Rio Open tem uma loja de produtos oficiais — a La Boutique. O evento terá ainda um Espaço Arte e performances musicais nos intervalos das partidas.

Esportivamente o torneio também é conhecido pelo seu alto nível. É o primeiro ATP World Tour 500 da história do Brasil e integra o seleto grupo de 13 torneios denominados ATP 500, sendo um dos 22 mais importantes do calendário da ATP e único que ocorre no país. Isso o credencia como o maior evento esportivo anual do Rio de Janeiro e um dos únicos torneios ATP 500 de saibro no mundo.

 

SOBRE O RIO OPEN

 

O Rio Open 2020 conta com patrocínio máster da Claro e patrocínio do Santander, Peugeot, HDI Seguros, Mubadala, Emirates, FedEx e Rolex. Também conta com as empresas Shell, ENGIE, Petra, Motorola, Qualicorp, EMS, Booking.com, Ortobom, Microsoft, Melitta, Prosegur, Zetaflex, Shopping Leblon, CopaGaz, Orthopride, Greenpeople, Sextante e Sherwin Williams. A Fila é a responsável pelo material esportivo e a Head é a fornecedora da bola oficial do evento. O Sportv é a emissora oficial do Rio Open e transmite em HD todos jogos da quadra central para o Brasil e mais de 170 países através da ATP Media.

O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e também pela Lei Estadual de ICMS do Governo do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude.

O Rio Open é uma promoção da IMM com realização do ICT.

 

SOBRE A IMM

 

A IMM é uma empresa brasileira que atua nas áreas de esporte, entretenimento e venda de ingressos. 

Na área de Esporte, a empresa produz eventos de grande porte e que fazem parte do calendário do país como o Rio Open (maior torneio de tênis da América do Sul), o UFC, além da Go Cup, maior torneio de futebol infantil da América Latina. Com ampla experiência na área de esportes, já produziu a regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race e uma plataforma de eventos de golfe com chancela do PGA. Durante três temporadas realizou o “NBA Global Games” no Brasil.

Na área de Entretenimento, possui uma joint venture com o Cirque Du Soleil, sendo responsável pelas turnês do grupo no Brasil. Desde 2015, possui uma área de Family Entertainment com foco em grandes musicais da Broadway, como o My Fair Lady, Cantando na Chuva, Pequena Sereia e Suburban Dreams. A IMM é promotora também do evento gastronômico Taste São Paulo e da São Paulo Fashion Week.

A IMM possui sua plataforma de ticketing - TUDUS. Trabalhando continuamente é responsável pela venda de ingressos online e off-line para os eventos da empresa e de terceiros. A área conta com projetos importantes, como venda de ingressos para NBA, show Paul McCartney, Circuito Banco do Brasil, Rio Open e mais de 30 teatros entre Rio e São Paulo. Ainda na área de tecnologia, a IMM associou-se à empresa canadense Intellitix para prover serviços de “cashless payment” no mercado brasileiro.   

 

Mais informações:

www.rioopen.com

www.facebook.com/rioopenoficial

www.twitter.com/RioOpenOficial

www.instagram.com/rioopenoficial

 

Assessoria de Imprensa do Rio Open

Camila Coimbra - camila.coimbra@mediaguide.com.br | + 55 21 3724-1623 l 97394-6785

Diana Gabanyi - diana@gabanyis.com | + 55 11 98162- 3818

Leia também...
19.08.2025

Italiano jogará a 12a edição do maior torneio de tênis da América do Sul

30.07.2025

Em 2025, a 11ª edição do maior torneio de Tênis da América do Sul neutralizou mais de 1.800 toneladas de emissões

28.07.2025

Edição especial de camiseta pode ser adquirida na La Boutique, o e-commerce oficial do torneio. A 12ª edição do maior campeonato de tênis da América do Sul acontece de 14 a 22 de fevereiro de 2026, no Jockey Club

10.07.2025

Experiência integra o calendário de impacto social do Rio Open e reforça o compromisso do torneio com a formação de novos talentos do tênis brasileiro.