O austríaco Dominic Thiem teve trabalho, mas confirmou o favoritismo e estreou com vitória sobre o brasileiro Felipe Meligeni no Rio Open apresentado pela Claro, por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 4/6 e 6/1, nesta terça-feira. O próximo adversário do número 4 do mundo será o espanhol Jaume Munar, que passou pelo italiano Salvatore Caruso por 7/5 e 6/4. O Brasil garantiu mais um tenista na segunda rodada com a vitória de Thiago Monteiro sobre o argentino Guido Pella, de virada, por 5/7, 6/4 e 7/6 (3). Nesta quarta, às 19h, na quadra central, ele enfrentará o húngaro Attila Balazs, que eliminou o uruguaio Pablo Cuevas por 6/4 e 6/3. Os ingressos do Rio Open podem ser adquiridos no site www.tudus.com.br/rioopen. Restam poucas unidades.
Quem também começou o torneio com vitória foi o croata Borna Coric. Pela primeira vez na disputa do ATP 500 do Rio, um dos grandes nomes da nova geração eliminou o argentino Juan Ignacio Londero por 7/6 (5) e 7/5. Valendo vaga nas quartas de final, enfrentará o brasileiro Thiago Wild, em data a ser definida.
Com a quadra central cheia - os ingressos da sessão noturna se esgotaram -, Thiem dominou o primeiro set contra Meligeni, de 21 anos, que recebeu convite da organização. Na segunda parcial, o austríaco recebeu atendimento no joelho esquerdo duas vezes, e viu o brasileiro empatar. No set decisivo, valeu mais a experiência de Thiem. "Fiquei feliz com a vitória, joguei bem no primeiro e no terceiro sets, e ele fez um segundo set incrível. A atmosfera na quadra estava demais, com a arquibancada cheia, normal que a torcida estivesse do lado dele, mas também sinto que tenho uma relação especial com o público brasileiro desde que venci aqui (em 2017)", disse Thiem, que contou sobre as dores no joelho. "Bati o joelho numa porta quando cheguei no Jockey. Na hora não me incomodou, mas durante a partida comecei a sentir dores e fiquei preocupado. Depois do atendimento melhorou".
Mesmo com a derrota, Meligeni saiu satisfeito com a experiência que viveu no Rio Open. "Estava nervoso antes da partida, mas deixei tudo em quadra, ganhei um set do número 4 do mundo, tive o apoio da torcida, vivi momentos maravilhosos", disse.
Monteiro também saiu de quadra feliz após a vitória de virada sobre Pella, com direito a tiebreak no terceiro set. "Foi um jogo nervoso, cada um tentando uma estratégia, mas estou contente por ter sido superior no tiebreak e vencer essa estreia difícil para seguir no torneio", disse o tenista número um do Brasil, que também jogará duplas nesta quarta. Ele e Meligeni enfrentaram os belgas Sander Gille e Joran Vliegen.
Em outra partida, Coric comemorou a passagem para a segunda rodada. "Eu não me lembro a última vez que joguei em condições tão difíceis. A umidade é alta, e após dois ou três games, eu já precisava trocar de roupa. Mas ao mesmo tempo encontrar uma situação dessas nos prepara para o restante da temporada, e de algum jeito eu consegui sair dessa adversidade", disse Coric.
Quem também avançou foi o sérvio Dusan Lajovic, cabeça de chave número 2, que passou pelo italiano Marco Cecchinato por 6/4, 6/7 (4) e 6/1. Em outro jogo, o norueguês Casper Ruud foi eliminado pelo italiano Gianluca Mager por 7/6 (4) e 7/5. Mager enfrentará agora o português João Domingues, que eliminou o italiano Federico Gaio por 7/6 (8) e 6/4. Gaio entrou na chave após desistência do português Pedro Sousa.
Marcelo Melo e parceiro avançam à segunda rodada e Bruno estreia
Pela chave de duplas, Marcelo Melo e seu parceiro, o polonês Lukasz Kubot, estrearam com vitória sobre o brasileiro Fernando Romboli e o húngaro Attila Balazs por 6/3 e 7/5. Romboli e Balazs entraram no lugar da dupla formada por Cuevas e pelo espanhol Fernando Verdasco, que desistiram antes da estreia. Verdasco sentiu lesão no joelho direito.
"Chegamos na quinta e deu para se preparar bem para a estreia. Jogamos bem e acho que só temos coisas positivas para levar para a segunda rodada", disse Melo.
Os próximos adversários do mineiro e Kubot sairão do jogo entre o brasileiro Marcelo Demoliner e o holandês Matwe Middelkoop contra o tcheco Roman Jebavy e o eslovaco Igor Zelenay. A partida será nesta quarta, às 16h30, na quadra 1.
A torcida brasileira também vai ver nesta quarta a estreia de Bruno Soares e seu novo parceiro, o croata Mate Pavic. Eles enfrentam o argentino Andres Molteni e o italiano Lorenzo Sonego, no terceiro jogo da quadra 1. Bruno e Pavic estão juntos desde o meio da temporada passada e já conquistaram o título do Masters 1000 de Xangai.
Alcaraz volta à quadra em busca de novos recordes
Depois de ver sua imagem rodar o mundo do tênis por ter conquistado sua primeira vitória em um torneio nível ATP com 16 anos, o espanhol Carlos Alcaraz volta à quadra nesta quarta-feira, no segundo jogo da sessão noturna, pela segunda rodada do Rio Open. O adversário é o argentino Federico Coria. Se vencer, Alcaraz vai se tornar o mais jovem classificado numa quartas de final de ATP desde o tcheco Michal Tabara, que tinha 16 anos e sete meses em Praga 1996. O espanhol tem 16 anos e oito meses e foi o mais jovem a vencer uma partida de ATP 500, desde que a série foi criada em 2009.
Convidado pela organização, é o tenista mais novo a jogar o Rio Open, e disputa pela primeira vez a chave principal de um ATP 500. A vitória na estreia é mais um resultado surpreendente em sua curta carreira, por isso tem sido comparado com seu compatriota Rafael Nadal. O 11 vezes campeão de Roland Garros venceu sua primeira partida de ATP com 15 anos, em Maiorca 2002.
Confira a programação neste link
Quem também joga nesta quarta é o chileno Cristian Garin, cabeça de chave número 3, que enfrenta o argentino Federico Delbonis, às 16h30, na quadra central. No segundo jogo da quadra 1, o espanhol Pablo Andujar pega o compatriota Pedro Martinez.
Jaime Oncins recebe homenagem na quadra central
O ex-tenista Jaime Oncins, atual capitão da equipe brasileira da Copa Davis, foi homenageado na noite desta terça-feira pelo Rio Open. Oncins assistiu a um vídeo no telão da quadra central com mensagens de amigos, parceiros e familiares, e recebeu uma placa comemorativa. "Foi emocionante ver todos falando, meu primeiro treinador, as pessoas que fizeram parte da minha história. Fui lembrando de toda carreira e das coisas que vivi em quadra", disse o ex-jogador de 49 anos, que foi o 34º do ranking mundial de simples e o 22º nas duplas.
Além dos bons resultados individualmente, Oncins representou o país na Davis por 11 anos, fazendo parte das equipes que chegaram nas únicas duas semifinais que o Brasil alcançou na competição, nos anos de 1992 e 2000. Também alcançou as quartas de final nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Neste ano também conquistou seus dois títulos de simples na ATP.
Pela primeira vez no Rio Open, elogiou a estrutura do torneio e a chance de os brasileiros jogarem em casa. "Eles têm que aproveitar a oportunidade de competir no Brasil, porque o que mais queremos é jogar dentro de casa, com a torcida ao nosso lado. Assisti aos jogos dos brasileiros, conversei com treinadores, está sendo uma ótima experiência estar aqui", completou.
RESULTADOS DESTA TERÇA-FEIRA
[5] Borna Coric (CRO) 2 x 0 Juan Ignacio Londero (ARG) - 7/6 (5) e 7/5
[LL] Attila Balazs (HUN) 2 x 0 Pablo Cuevas (URU) - 6/4 e 6/3
[2] Dusan Lajovic (SER) 2 x 1 Marco Cecchinato (ITA) - 6/4, 6/7 (4) e 6/1
Jaume Munar (ESP) 2 x 0 Salvatore Caruso (ITA) - 7/5 e 6/4
[1] Dominic Thiem (AUT) 2 x 1 [WC] Fernando Meligeni (BRA) - 6/2, 4/6 e 6/1
[Q] Gianluca Mager (ITA) 2 x 0 [8] Casper Ruud (NOR) - 7/6 (4) e 7/5
Lorenzo Sonego (ITA) 2 x 1 Leonardo Mayer (ARG) - 6/1, 5/7 e 6/4
[Q] João Domingues (POR) 2 x 0 Federico Gaio (ITA) - 7/6 (8) e 6/4
Thiago Monteiro (BRA) 2 x 1 [4] Guido Pella (ARG) - 5/7, 6/4 e 7/6 (3)
[2] Lukazs Kubot (POL)/Marcelo Melo (BRA) 2 x 0 [LL] Fernando Romboli (BRA)/Attila Balazs (HUN) - 6/3 e 7/5
Maximo Gonzalez (ARG)/Fabrice Martin (FRA) 2 x 0 Pablo Andujar (ESP)/Roberto Carballes Baena (ESP) - 6/4 e 7/5
[Q] Salvatore Caruso (ITA)/Federico Gaio (ITA) 2 x 0 Ariel Behar (URU)/Gonzalo Escobar (ECU) - 6/4 e 6/3
ORDER OF PLAY - WEDNESDAY, FEBRUARY 19, 2020
QUADRA GUGA KUERTEN start 4:30 pm
F. Delbonis (ARG) vs [3] C. Garin (CHI)
Not Before 7:00 pm
T. Monteiro (BRA) vs [LL] A. Balazs (HUN)
[WC] C. Alcaraz (ESP) vs [Q] F. Coria (ARG)
QUADRA 1 start 4:30 pm
R. Jebavy (CZE) / I. Zelenay (SVK) vs M. Demoliner (BRA) / M. Middelkoop (NED)
[Q] P. Martinez (ESP) vs P. Andujar (ESP)
A. Molteni (ARG) / L. Sonego (ITA) vs [4] M. Pavic (CRO) / B. Soares (BRA)
QUADRA 2 start 5:00 pm
[3] M. Granollers (ESP) / H. Zeballos (ARG) vs J. Londero (ARG) / A. Ramos-Vinolas (ESP)
After Suitable Rest - S. Gille (BEL) / J. Vliegen (BEL) vs [WC] F. Meligeni Rodrigues Alves (BRA) / T. Monteiro (BRA)
INGRESSOS RIO OPEN 2020
Os ingressos para a sétima edição do Rio Open apresentado pela Claro podem ser adquiridos no site www.tudus.com.br/rioopen. O torneio começou no dia 15 de fevereiro com o qualifying com entrada gratuita e no dia 17 teve início a chave principal, com a Grande Final acontecendo no dia 23.
A programação para a chave principal contará com duas sessões de segunda-feira a quinta-feira: Sessão 1, com início às 16h30; e Sessão Noite, a partir de 19h. Já de sexta-feira a domingo, o torneio terá sessão única. A sessão 1 será composta pelo 1º jogo da Quadra Central e mais todos os jogos das quadras externas. A sessão noite será formada pelos jogos que começam a partir de 19h na Quadra Central, além dos jogos nas quadras externas. Vale destacar que qualquer ingresso dá acesso ao complexo que será montado no Jockey Club Brasileiro, não importa a sessão. A Grande Final será uma atração à parte. Quem garantir o ingresso para a decisão do título de 2020 encontrará ativações únicas e terá o nome gravado no mural do maior torneio de tênis da América do Sul.
O tênis é a atração principal, mas também há muitas outras opções de entretenimento, numa estrutura comparável à de grandes eventos do circuito mundial. O Rio Open conta com uma área interativa de aproximadamente 10 mil m², o Leblon Boulevard, que oferece opções de stands, lojas, entretenimento e gastronomia, além das ativações dos patrocinadores com opções para torcedores de todas as idades.
Na Praça Rio Open os fãs podem assistir aos jogos em um telão gigante para não perder um ponto sequer. E, seguindo a tendência dos grandes torneios do circuito, o Rio Open tem uma loja de produtos oficiais — a La Boutique. O evento terá ainda um Espaço Arte e performances musicais nos intervalos das partidas.
Esportivamente o torneio também é conhecido pelo seu alto nível. É o primeiro ATP World Tour 500 da história do Brasil e integra o seleto grupo de 13 torneios denominados ATP 500, sendo um dos 22 mais importantes do calendário da ATP e único que ocorre no país. Isso o credencia como o maior evento esportivo anual do Rio de Janeiro e um dos únicos torneios ATP 500 de saibro no mundo.
SOBRE O RIO OPEN
O Rio Open 2020 conta com patrocínio máster da Claro e patrocínio do Santander, Peugeot, HDI Seguros, Mubadala, Emirates, FedEx e Rolex. Também conta com as empresas Shell, ENGIE, Petra, Motorola, Qualicorp, EMS, Booking.com, Ortobom, Microsoft, Melitta, Prosegur, Zetaflex, Shopping Leblon, CopaGaz, Orthopride, Greenpeople, Sextante e Sherwin Williams. A Fila é a responsável pelo material esportivo e a Head é a fornecedora da bola oficial do evento. O Sportv é a emissora oficial do Rio Open e transmite em HD todos jogos da quadra central para o Brasil e mais de 170 países através da ATP Media.
O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e também pela Lei Estadual de ICMS do Governo do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude.
O Rio Open é uma promoção da IMM com realização do ICT.
SOBRE A IMM
A IMM é uma empresa brasileira que atua nas áreas de esporte, entretenimento e venda de ingressos.
Na área de Esporte, a empresa produz eventos de grande porte e que fazem parte do calendário do país como o Rio Open (maior torneio de tênis da América do Sul), o UFC, além da Go Cup, maior torneio de futebol infantil da América Latina. Com ampla experiência na área de esportes, já produziu a regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race e uma plataforma de eventos de golfe com chancela do PGA. Durante três temporadas realizou o “NBA Global Games” no Brasil.
Na área de Entretenimento, possui uma joint venture com o Cirque Du Soleil, sendo responsável pelas turnês do grupo no Brasil. Desde 2015, possui uma área de Family Entertainment com foco em grandes musicais da Broadway, como o My Fair Lady, Cantando na Chuva, Pequena Sereia e Suburban Dreams. A IMM é promotora também do evento gastronômico Taste São Paulo e da São Paulo Fashion Week.
A IMM possui sua plataforma de ticketing - TUDUS. Trabalhando continuamente é responsável pela venda de ingressos online e off-line para os eventos da empresa e de terceiros. A área conta com projetos importantes, como venda de ingressos para NBA, show Paul McCartney, Circuito Banco do Brasil, Rio Open e mais de 30 teatros entre Rio e São Paulo. Ainda na área de tecnologia, a IMM associou-se à empresa canadense Intellitix para prover serviços de “cashless payment” no mercado brasileiro.
Mais informações:
www.facebook.com/rioopenoficial
www.twitter.com/RioOpenOficial
www.instagram.com/rioopenoficial
Assessoria de Imprensa do Rio Open
Camila Coimbra - camila.coimbra@mediaguide.com.br | + 55 21 3724-1623 l 97394-6785
Diana Gabanyi - diana@gabanyis.com | + 55 11 98162- 3818
Italiano jogará a 12a edição do maior torneio de tênis da América do Sul
Em 2025, a 11ª edição do maior torneio de Tênis da América do Sul neutralizou mais de 1.800 toneladas de emissões
Edição especial de camiseta pode ser adquirida na La Boutique, o e-commerce oficial do torneio. A 12ª edição do maior campeonato de tênis da América do Sul acontece de 14 a 22 de fevereiro de 2026, no Jockey Club
Experiência integra o calendário de impacto social do Rio Open e reforça o compromisso do torneio com a formação de novos talentos do tênis brasileiro.