Thiem e Coric vencem e buscam vaga na semifinal do Rio Open nesta sexta

20.02.2020  |    14 visualizações

Melo/Kubot e Monteiro/Meligeni tentam colocar tenista do Brasil na decisão de duplas

O austríaco Dominic Thiem e o croata Borna Coric tiveram trabalho, mas venceram seus jogos nesta quinta-feira e estão nas quartas de final do Rio Open apresentado pela Claro. O número 4 do ranking mundial derrotou o espanhol Jaume Munar, de virada, por 6/7 (5), 6/3 e 6/4, em 2h41. Já Coric, um dos destaques da nova geração, eliminou o brasileiro Thiago Wild por 6/3, 1/6, 7/6 (5), em 2h19. Os dois voltam a jogar nesta sexta, pelas quartas de final. Thiem enfrentará o italiano Gianluca Mager, no terceiro jogo da quadra central. Coric pega outro italiano, Lorenzo Sonego, no segundo jogo da rodada, que começa às 15h, com a partida entre o chileno Cristian Garin e o argentino Federico Coria. Os ingressos do Rio Open podem ser adquiridos no site www.tudus.com.br/rioopen. Restam poucas unidades.

O público que vier ao Rio Open nesta sexta terá boa oferta de música dentro e fora das quadras. A recepção ficará por conta do duo Digga Digga Duo, com um resgate de canções das décadas de 20 e 30. A quadra central irá receber o saxofonista Rodrigo Sha nos intervalos das partidas, além de participações fora de quadra.

Thiem, vice-campeão do Australian Open em janeiro e campeão no Rio em 2017, tinha duas vitórias sobre Munar, que treina na academia de Rafael Nadal. Mesmo com o bom retrospecto encontrou dificuldades para superar o rival. "Jaume fez uma boa partida e não me deu pontos de graça. Não estou na mesma forma que estava na Austrália, o que é normal. Não jogava no saibro desde agosto passado. O que importa é que ganhei, e que lutei do primeiro ao último ponto", disse o jogador, que está perto de ultrapassar o suíço Roger Federer no ranking mundial.

Será a primeira vez que Thiem enfrentará o adversário desta sexta, o italiano Mager, que venceu o português João Domingues por 6/3 e 7/6 (5). "A campanha aqui no Rio está sendo um sonho para mim. Não joguei bem na semana passada, mas cheguei no Rio e estou jogando o melhor tênis da minha vida", disse Mager. "Enfrentar o Thiem será a realização de um sonho, vou aproveitar ao máximo essa oportunidade".

Coric elimina Wild no tiebreak do terceiro set

Na partida entre Coric e Wild, o croata venceu o primeiro set, viu o brasileiro empatar e ganhou a partida no tiebreak. Foi a vitória de número 50 da carreira dele no piso de saibro em torneios ATP. "Sabia que seria difícil, que ele teria toda torcida a seu favor. Mesmo sem ainda ter jogado contra ele, assisti sua estreia e esperava por dificuldades", disse o tenista de 23 anos, ex-número 12 do ranking e que disputa o Rio Open pela primeira vez.

O próximo adversário de Coric, o italiano Sonego, eliminou o sérvio Dusan Lajovic, cabeça de chave número 2, por 7/6 (5) e 7/6 (5). Sonego, de 25 anos e atual número 52 do mundo, disputa sua primeira quartas de final de um ATP 500. O italiano tem um título na carreira, em Antalya 2019. "Coric é um ótimo jogador, tem vitória sobre Federer, tenho que tentar fazer o meu melhor em quadra", disse Sonego, que quando chegou no Rio vinha de uma sequência de 11 derrotas.

Convidado pela organização para jogar a chave principal, Wild saiu contente por ter alcançando a segunda rodada. "Foi uma boa partida, tive minhas chances, mas não aproveitei. De qualquer maneira saio daqui vendo o lado positivo da minha participação. Acho que estou mais maduro, que meu jogo evoluiu, e tive uma melhora na parte física bem grande", disse o jogador de 19 anos, que fez o jogo mais longo da história do Rio Open, com 3h50, na estreia contra o espanhol Alejandro Davidovich Fokina.

Confronto de chileno Garin e argentino Coria abre as quartas de final

A rodada das quartas de final começa às 15h, com a partida entre o chileno Cristian Garin, cabeça de chave número 3 do torneio, contra o argentino Federico Coria, na central.

O chileno vive a melhor fase da carreira, ocupando o 25º lugar no ranking, com três títulos conquistados nós últimos 11 meses. Vem de seis vitórias seguidas, e enfrentará pela primeira vez Coria em um torneio nível ATP. Eles jogaram um challenger em Buenos Aires, em 2017, com vitória de Garin. Coria é o irmão mais novo de Guillermo, vice-campeão de Roland Garros e ex-número 3 do mundo. Disputa pela primeira vez uma quartas de final de um torneio nível ATP.

Em outro jogo desta sexta, valendo vaga na semifinal, o húngaro Attila Balazs, que entrou na chave como lucky looser, enfrenta o espanhol Pedro Martinez, que veio do qualifying, no último jogo da rodada.

Melo/Kubot e Monteiro/Meligeni garantem vaga nas semifinais das duplas

O Brasil colocou três representantes nas semifinais da chave de duplas do Rio Open. O favorito Marcelo Melo e seu parceiro, o polonês Lukazs Kobut, venceram  o tcheco Roman Jebavy e o eslovaco Igor Zelenay por 6/4 e 6/2, nesta quinta, e enfrentam nesta sexta os italianos Salvatore Caruso e Federico Gaio, no segundo jogo da quadra 1. Já Thiago Monteiro e Felipe Meligeni derrotaram  Orlando Luz e Rafael Matos por 6/3 e 7/6 (7), e encaram o espanhol Marcel Granollers e o argentino Horácio Zeballos, às 17h.

Os italianos Caruso e Gaio eliminaram Bruno Soares e o croata Mate Pavic por 6/4, 4/6 e 10/4, nesta quinta. "Não nos sentimos bem em quadra, é uma pena perder na frente dessa torcida mais uma vez", disse Bruno, que foi semifinalista cinco vezes no Rio Open.

O melhor resultado de um brasileiro no torneio é o vice-campeonato de Melo, em 2014, em parceria com o espanhol David Marrero. "Jogamos muito bem hoje, mostramos mais consistência e mantivemos o ritmo do início ao fim", disse Melo.

Monteiro e Meligeni, derrotados na chave de simples, receberam convite para jogar  duplas no Rio Open. Na semifinal enfrentarão os favoritos Granollers e Zeballos, especialistas de duplas. Zeballos é o terceiro do ranking mundial e já disputou a semi no Rio em 2017 e 2018. "Estamos jogando bem, nos entendendo em quadra. Eles são os favoritos, mas entraremos na semi confiantes depois desses dois jogos", disse Meligeni.

RESULTADOS DE QUINTA-FEIRA 

Lorenzo Sonego (ITA) 2 x 0 [2] Dusan Lajovic (SER) - 7/6 (5) e 7/6 (5)

[5] Borna Coric (CRO) 2 x 1 [WC] Thiago Wild (BRA) - 6/3, 1/6 e 7/6 (5) 

[1] Dominic Thiem (AUT) 2 x 1 Jaume Munar (ESP) - 6/7 (5), 6/3 e 6/4

[Q] Gianluca Mager (ITA) 2 x 0 [Q] João Domingues (POR)  -  6/3 e 7/6 (5)

[2] Lukazs Kubot (POL)/Marcelo Melo (BRA) 2 x 0 Roman Jebavy (CZE)/Igor Zelenay (SVK)  -  6/4 e 6/2

[Q] Salvatore Caruso (ITA)/Federico Gaio (ITA) 2 x 0 [4] Mate Pavic (CRO)/Bruno Soares (BRA) - 6/4, 4/6 e 10/4

[3] Marcel Granollers (ESP)/Horacio Zeballos (ARG) 2 x 1 Maximo Gonzalez (ARG)/Fabrice Martin (FRA) - 6/4, 6/7 (3) e 10/8

[WC] Fernado Meligeni (BRA)/Thiago Monteiro (BRA) 2 x 0 [WC] Orlando Luz (BRA)/Rafael Matos (BRA) - 6/3 e 7/6 (7) 

 

ORDER OF PLAY - FRIDAY, FEBRUARY 21, 2020

QUADRA GUGA KUERTEN start 3:00 pm

[Q] F. Coria (ARG) vs [3] C. Garin (CHI)

[5] B. Coric (CRO) vs L. Sonego (ITA)

[1] D. Thiem (AUT) vs [Q] G. Mager (ITA)

[LL] A. Balazs (HUN) vs [Q] P. Martinez (ESP)

QUADRA 1 start 5:00 pm

[WC] F. Meligeni Rodrigues Alves (BRA)/T. Monteiro (BRA) vs [3] M. Granollers (ESP) / H. Zeballos (ARG)

[Q] S. Caruso (ITA)/F. Gaio (ITA) vs [2] L. Kubot (POL)/M. Melo (BRA)

Confira a chave neste link

Galeria de fotos neste link

 

INGRESSOS RIO OPEN 2020

 

Os ingressos para a sétima edição do Rio Open apresentado pela Claro podem ser adquiridos no site www.tudus.com.br/rioopen. O torneio começou no dia 15 de fevereiro com o qualifying com entrada gratuita e no dia 17 teve início a chave principal, com a Grande Final acontecendo no dia 23.

 

A programação para a chave principal contará com duas sessões de segunda-feira a quinta-feira: Sessão 1, com início às 16h30; e Sessão Noite, a partir de 19h. Já de sexta-feira a domingo, o torneio terá sessão única. A sessão 1 será composta pelo 1º jogo da Quadra Central e mais todos os jogos das quadras externas. A sessão noite será formada pelos jogos que começam a partir de 19h na Quadra Central, além dos jogos nas quadras externas. Vale destacar que qualquer ingresso dá acesso ao complexo que será montado no Jockey Club Brasileiro, não importa a sessão. A Grande Final será uma atração à parte. Quem garantir o ingresso para a decisão do título de 2020 encontrará ativações únicas e terá o nome gravado no mural do maior torneio de tênis da América do Sul.

 

O tênis é a atração principal, mas também há muitas outras opções de entretenimento, numa estrutura comparável à de grandes eventos do circuito mundial. O Rio Open conta com uma área interativa de aproximadamente 10 mil m², o Leblon Boulevard, que oferece opções de stands, lojas, entretenimento e gastronomia, além das ativações dos patrocinadores com opções para torcedores de todas as idades.

 

Na Praça Rio Open os fãs podem assistir aos jogos em um telão gigante para não perder um ponto sequer. E, seguindo a tendência dos grandes torneios do circuito, o Rio Open tem uma loja de produtos oficiais — a La Boutique. O evento terá ainda um Espaço Arte e performances musicais nos intervalos das partidas.

 

Esportivamente o torneio também é conhecido pelo seu alto nível. É o primeiro ATP World Tour 500 da história do Brasil e integra o seleto grupo de 13 torneios denominados ATP 500, sendo um dos 22 mais importantes do calendário da ATP e único que ocorre no país. Isso o credencia como o maior evento esportivo anual do Rio de Janeiro e um dos únicos torneios ATP 500 de saibro no mundo.

 

SOBRE O RIO OPEN

 

O Rio Open 2020 conta com patrocínio máster da Claro e patrocínio do Santander, Peugeot, HDI Seguros, Mubadala, Emirates, FedEx e Rolex. Também conta com as empresas Shell, ENGIE, Petra, Motorola, Qualicorp, EMS, Booking.com, Ortobom, Microsoft, Melitta, Prosegur, Zetaflex, Shopping Leblon, CopaGaz, Orthopride, Greenpeople, Sextante e Sherwin Williams. A Fila é a responsável pelo material esportivo e a Head é a fornecedora da bola oficial do evento. O Sportv é a emissora oficial do Rio Open e transmite em HD todos jogos da quadra central para o Brasil e mais de 170 países através da ATP Media.

O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e também pela Lei Estadual de ICMS do Governo do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude.

O Rio Open é uma promoção da IMM com realização do ICT.

 

SOBRE A IMM

 

A IMM é uma empresa brasileira que atua nas áreas de esporte, entretenimento e venda de ingressos.

 

Na área de Esporte, a empresa produz eventos de grande porte e que fazem parte do calendário do país como o Rio Open (maior torneio de tênis da América do Sul), o UFC, além da Go Cup, maior torneio de futebol infantil da América Latina. Com ampla experiência na área de esportes, já produziu a regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race e uma plataforma de eventos de golfe com chancela do PGA. Durante três temporadas realizou o “NBA Global Games” no Brasil.

Na área de Entretenimento, possui uma joint venture com o Cirque Du Soleil, sendo responsável pelas turnês do grupo no Brasil. Desde 2015, possui uma área de Family Entertainment com foco em grandes musicais da Broadway, como o My Fair Lady, Cantando na Chuva, Pequena Sereia e Suburban Dreams. A IMM é promotora também do evento gastronômico Taste São Paulo e da São Paulo Fashion Week.

 

A IMM possui sua plataforma de ticketing - TUDUS. Trabalhando continuamente é responsável pela venda de ingressos online e off-line para os eventos da empresa e de terceiros. A área conta com projetos importantes, como venda de ingressos para NBA, show Paul McCartney, Circuito Banco do Brasil, Rio Open e mais de 30 teatros entre Rio e São Paulo. Ainda na área de tecnologia, a IMM associou-se à empresa canadense Intellitix para prover serviços de “cashless payment” no mercado brasileiro.   

 

Mais informações:

 

www.rioopen.com

www.facebook.com/rioopenoficial

www.twitter.com/RioOpenOficial

www.instagram.com/rioopenoficial

 

Assessoria de Imprensa do Rio Open

 

Camila Coimbra - camila.coimbra@mediaguide.com.br | + 55 21 3724-1623 l 97394-6785

 

Diana Gabanyi - diana@gabanyis.com | + 55 11 98162- 3818

Leia também...
19.08.2025

Italiano jogará a 12a edição do maior torneio de tênis da América do Sul

30.07.2025

Em 2025, a 11ª edição do maior torneio de Tênis da América do Sul neutralizou mais de 1.800 toneladas de emissões

28.07.2025

Edição especial de camiseta pode ser adquirida na La Boutique, o e-commerce oficial do torneio. A 12ª edição do maior campeonato de tênis da América do Sul acontece de 14 a 22 de fevereiro de 2026, no Jockey Club

10.07.2025

Experiência integra o calendário de impacto social do Rio Open e reforça o compromisso do torneio com a formação de novos talentos do tênis brasileiro.