Thiago Monteiro estreou em Roland Garros com uma boa vitória. Consistente, o brasileiro derrubou o georgiano Nikoloz Basilashvili, cabeça de chave 31 da competição por 3 sets a 0, parciais de 7/5 6/4 6/2, para avançar à segunda rodada do Grand Slam francês.
"Foi uma estreia muito boa, sem dúvidas. Estou muito feliz pela consistência apresentada e por ter conseguido jogar com autoridade. O Basilashvili é um cara bastante agressivo, não é fácil enfrentá-lo. Você precisa estar no jogo a todo momento. Consegui dominar, impor um jogo agressivo, sacar bem e me manter competitivo o tempo inteiro", disse o tenista número um do Brasil, contente com a solidez.
Disputando a sua décima chave principal de Grand Slam, sendo três em Roland Garros, esta foi a terceira vitória de Monteiro nos maiores palcos do tênis. Além da vitória contra Basilashvili, o cearense também avançou em Roland Garros e Wimbledon, ambos em 2017, parando na segunda rodada. Ao todo, o tenista número um do Brasil já participou de 18 edições de Grand Slam. "Estou muito feliz de voltar a vencer num Grand Slam. Eu sentia que estava treinando em alto nível, mas nos jogos os resultados acabavam escapando por uma pequena inconsistência. Hoje, consegui colocar os treinos em prática e joguei muito sólido", comemorou.
Na segunda rodada, Thiago enfrentará o norte-americano Marcos Giron, o número 96 do mundo, que venceu o francês Quentin Halys em uma batalha de mais de quatro horas. "Amanhã é treinar e fazer os ajustes necessários para ir com tudo e avançar mais uma rodada", finalizou o brasileiro.
Atual 84º do ranking, Monteiro continua a sua boa sequência no saibro. O cearense vem de vice-campeonato no challenger de Forli, na Itália, onde fez a sua preparação para Roland Garros e venceu seis jogos.
SOBRE THIAGO MONTEIRO
Thiago Monteiro nasceu no dia 31 de maio de 1994, em Fortaleza, no Ceará. Canhoto, começou a jogar tênis aos 8 anos de idade. Marcou a sua primeira vitória em um torneio ATP, em 2016, no Rio Open, ao derrotar Jo-Wilfried Tsonga. Alcançou as primeiras quartas da carreira no Brasil Open, naquele mesmo ano, entrando no top 100 pela primeira vez. O melhor ranking da carreira veio em 2017, na posição de número 74. Neste ano alcançou a primeira semifinal de ATP da carreira, em Quito.
Atual 84o colocado no ranking mundial, o brasileiro tem carreira agenciada pela Linkinfirm de Marcio Torres e conta com o patrocínio da Angá Asset Management, OdontoCompany, Joma, Eletromídia, SMZTO e Babolat.