Bruno Soares e Jamie Murray conquistaram neste domingo o título no ATP 250 de São Petersburgo, na Rússia. Na decisão, a dupla venceu o cazaque Andrey Golubev e o monegasco Hugo Nys por 6/3 6/4 en 1h21 de partida. Foi o 2o. trofeu da dupla na temporada e o 35o. da carreira do brasileiro.
"Hoje é dia de comemorar título, sem dúvidas! Nós viemos pra cá em busca de um objetivo, que era fazer mais jogos para pegar ritmo e confiança, e acho que fizemos uma grande semana. Jogamos super bem e conseguimos elevar o nosso nível, muito mais do que apresentamos em San Diego e Indian Wells. Estamos super empolgados, logo mais temos um desafio dos grandes em Paris. Agora é manter esse ritmo e confiança e levar pra lá", disse o mineiro, contente com o nível apresentado durante a semana.
Em busca de uma vaga no ATP Finals, Bruno e Jamie aparecem atualmente na 8º colocação do ranking do ano, com seis duplas já classificadas para o ATP Finals. Ao todo, Soares já disputou a competição que reúne as oito melhores duplas da temporada em seis oportunidades: 2013, 2014, 2016, 2017, 2019 e 2020. "Com o resultado aqui em São Petersburgo, a gente se coloca numa posição muito boa na corrida pra Turim, com um boa vantagem pro nono colocado. Agora é buscar oficializar a classificação no Masters 1000 de Paris. O meu grande objetivo da temporada é estar no Finals e a gente está cada vez mais perto disso", finalizou o 13º do ranking.
Este é o 35º título da carreira de Bruno Soares e o 12º ao lado de Jamie Murray. Em 2021, a dupla também conquistou o troféu do ATP 250 de Melbourne, no início do ano. Bruno e Jamie seguem para o Masters 1000 de Paris, na França. Lá, o time enfrentará os russos Karen Khachanov e Andrey Rublev na estreia.
SOBRE BRUNO SOARES - Mineiro nascido em 27/02/1982, Bruno Soares é um dos principais nomes da história do Brasil. Ao ganhar o US Open nas duplas mistas, em 2012, se juntou ao seleto grupo de campeões de Grand Slam brasileiros, que inclui apenas Maria Esther Bueno, Gustavo Kuerten, Thomaz Koch e Marcelo Melo. Em 2014 repetiu a façanha conquistando o segundo título em Nova York.
Em janeiro de 2016, no Australian Open, conseguiu o feito inédito de vencer o 1o. Grand Slam de duplas, com Jamie Murray e de conquistar também o trofeu nas duplas mistas, com Elena Vesnina, se tornando o primeiro brasileiro desde Maria Esther Bueno, em 1960 a vencer dois títulos no mesmo torneio.
Em setembro de 2016, ganhou o segundo Grand Slam de duplas, no US Open, em NY, se tornando a primeira parceria (com Jamie Murray), a vencer dois Slams no mesmo ano, desde os Irmãos Bryan em 2013.
Quatro anos depois, em 2020, conquista mais uma vez um Grand Slam, o US Open, ao lado de Mate Pavic e disputa sua primeira final de Roland Garros, ficando com o vice-campeonato. Encerra a temporada 2020 pela 2a vez na carreira como a dupla número um do mundo.
No total, nas duplas Bruno tem 35 títulos no circuito, 33 vice-campeonatos e chegou ao 2o. posto no ranking mundial individual de duplas em 2016. É o 13o. atualmente. Encerrou as temporada 2016 e 2020 como a dupla número um do mundo. O atual parceiro é o escocês Jamie Murray.
O tenista que tem a sua carreira gerenciada pela LinkinFirm, do ex-tenista profissional Marcio Torres, conta atualmente com os patrocínios da BMG, Anga, Aldo Solar, Aliansce Sonae, 1Pure e Wilson.
Informações para a imprensa:
Diana Gabanyi
+ 55 11 981623818
diana@gabanyis.com
Brasileiro joga o último Grand Slam da temporada
Brasileiro joga o 3o Grand Slam da temporada
Brasileiro faz avaliação de 2024 e quer manter consistência
Brasileiro jogará circuito de quadras indoor