Bruno Soares e Jamie Murray encerraram a sua temporada de 2021 disputando o ATP Finals, o torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada em Turim, na Itália. A dupla encerrou a fase de grupos do torneio sendo superada pelos franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut em 6/3 7/6(5) em 1h22 de partida, nesta sexta-feira.
"Obviamente, a gente não conseguiu render tudo o que poderíamos ter rendido aqui, ainda mais pelas ótimas duas últimas semanas que tivemos no circuito, mas estou extremamente honrado de estar aqui no Finals mais uma vez", disse o mineiro, que fez a sua sétima participação no torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada.
Em 2021, Soares e Murray voltaram a unir forças e conquistaram os títulos nos ATPs 250 de Melbourne e São Petersburgo, além de terem sido finalistas no US Open e semifinalistas no Australian Open. "Foi uma temporada maluca e difícil, na verdade. Começando ali com a bolha e a quarentena rígida na Austrália, e depois as lesões durante o ano e a apendicite em Tóquio. E ainda assim a gente ter ganhado dois títulos, feito uma semi e uma final em Grand Slam e ter classificado para o Finals... acho que podemos considerar 2021 como um baita ano. Um ano de extrema superação. Estou muito feliz com tudo", continuou.
Já de olho na temporada de 2022, o mineiro confirma que continuará ao lado de Murray: "Eu e o Jamie seguiremos juntos em 2022. E acho que agora é isso, né? Descansar bastante e preparar o corpo da melhor maneira possível, além de contar com um pouco mais de sorte na questão das lesões para o ano que vem. Estou me sentindo super bem, tanto tenisticamente quando fisicamente, e estou super motivado para a próxima temporada", finalizou o atual número 16 do mundo.
Aos 39 anos, Bruno tem 35 títulos no circuito da ATP, incluindo as conquistas no Australian Open (2016) e no US Open (2016 e 2020). O brasileiro já atingiu o posto de número 2 do mundo e também é dono de três títulos de Grand Slam nas duplas mistas: dois no US Open (2012 e 2014) e um no Australian Open (2016).
SOBRE BRUNO SOARES - Mineiro nascido em 27/02/1982, Bruno Soares é um dos principais nomes da história do Brasil. Ao ganhar o US Open nas duplas mistas, em 2012, se juntou ao seleto grupo de campeões de Grand Slam brasileiros, que inclui apenas Maria Esther Bueno, Gustavo Kuerten, Thomaz Koch e Marcelo Melo. Em 2014 repetiu a façanha conquistando o segundo título em Nova York.
Em janeiro de 2016, no Australian Open, conseguiu o feito inédito de vencer o 1o. Grand Slam de duplas, com Jamie Murray e de conquistar também o trofeu nas duplas mistas, com Elena Vesnina, se tornando o primeiro brasileiro desde Maria Esther Bueno, em 1960 a vencer dois títulos no mesmo torneio.
Em setembro de 2016, ganhou o segundo Grand Slam de duplas, no US Open, em NY, se tornando a primeira parceria (com Jamie Murray), a vencer dois Slams no mesmo ano, desde os Irmãos Bryan em 2013.
Quatro anos depois, em 2020, conquista mais uma vez um Grand Slam, o US Open, ao lado de Mate Pavic e disputa sua primeira final de Roland Garros, ficando com o vice-campeonato. Encerra a temporada 2020 pela 2a vez na carreira como a dupla número um do mundo.
No total, nas duplas Bruno tem 35 títulos no circuito, 33 vice-campeonatos e chegou ao 2o. posto no ranking mundial individual de duplas em 2016. É o 16o. atualmente. Encerrou as temporada 2016 e 2020 como a dupla número um do mundo. O atual parceiro é o escocês Jamie Murray.
O tenista que tem a sua carreira gerenciada pela LinkinFirm, do ex-tenista profissional Marcio Torres, conta atualmente com os patrocínios da BMG, Anga, Aldo Solar, Aliansce Sonae, 1Pure e Wilson.
Informações para a imprensa:
Diana Gabanyi
+ 55 11 981623818
diana@gabanyis.com
Brasileiro joga o último Grand Slam da temporada
Brasileiro joga o 3o Grand Slam da temporada
Brasileiro faz avaliação de 2024 e quer manter consistência
Brasileiro jogará circuito de quadras indoor