A ATP divulgou nesta segunda-feira a lista completa de jogadores que disputarão a chave de simples do Rio Open apresentado pela Claro. O italiano Matteo Berrettini, número 7 do mundo, e o norueguês Casper Ruud, o 8º do ranking, são os dois top 10 que lideram a disputa da oitava edição do maior torneio de tênis da América do Sul. Dominic Thiem, campeão do US Open 2020, também está confirmado, além do argentino Juan Martin Del Potro ter expressado a intenção de disputar a edição de 2022. Grandes nomes como Diego Schwartzman, Carlos Alcaraz, Pablo Carreño Busta, Cristian Garin, Fabio Fognini e Benoit Paire também figuram na lista do Rio Open, que acontece de 12 a 20 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro e promete ser uma das fortes da sua história. Além dos 2 top 10 e 5 top 20, a edição deste ano também contará com os últimos 5 campeões da competição.
Finalista de Wimbledon em 2021 e neto de brasileira, será a primeira vez que Berrettini disputará um torneio como profissional no Brasil, enquanto Ruud retorna ao Rio Open pela quinta vez, tendo disputado todas as edições desde 2017, quando era o 208º do mundo e recebeu um convite para disputar o ATP 500 brasileiro. Velho conhecido da torcida carioca, Dominic Thiem é ex-número 3 do mundo e foi campeão no US Open em 2020. Dono de 17 títulos, o austríaco retorna ao torneio em que conquistou o título em 2017 pela sexta vez consecutiva e vai em busca de mais um troféu para a sua coleção.
Quem também estará no Rio Open são os espanhóis Pablo Carreno Busta e Carlos Alcaraz, que se destacaram na temporada de 2021. Busta foi aos Jogos Olímpicos de Tóquio e derrotou o número 1 do mundo Novak Djokovic, conquistando a medalha de bronze para a Espanha. Já o jovem Alcaraz conquistou o primeiro título de ATP da sua carreira na última temporada e terminou o ano na 32ª colocação. O espanhol foi mais um que começou a ascensão da carreira no Rio Open, tendo recebido um convite em 2020, quando figurava na 406ª colocação, e conquistando a sua primeira vitória em torneios ATP.
Os campeões passados e conhecidos dos cariocas Diego Schwartzman e Laslo Djere, e o atual detentor do título Cristian Garin, que figura na 19ª posição do ranking da ATP, estão confirmados no torneio. O line-up também conta com nomes de peso como o italiano Fabio Fognini e o francês Benoit Paire, que garantem um grande show para o público no Jockey Club Brasileiro.
Além de todos os presentes na lista, o argentino Juan Martin Del Potro, ex-número 3 do mundo e campeão do US Open em 2009, é um dos nomes mais aguardados no torneio. Querido pelos fãs brasileiros, o tenista está se recuperando de uma cirurgia no joelho e confirmou a sua intenção de jogar o Rio Open 2022. Já no qualifying, lista que fechará no dia 24 de janeiro, o sérvio Miomir Kecmanovic representa1 a nova geração do tênis mundial, enquanto os experientes Pablo Cuevas e Fernando Verdasco encabeçam a lista.
"Essa lista está entre as mais fortes e diversas da nossa história. Todos os anos a gente não mede esforços para trazer grandes nomes e realmente dessa vez superamos as expectativas, com nomes novos que nunca jogaram aqui, como o Berrettini, alguns conhecidos da torcida como o Thiem que volta como campeão de Grand Slam e o Schwartzman, sem falar no Casper Ruud e no Alcaraz. Por termos uma lista inicial forte e reduzida em funcao da chave de 28 jogadores, o Thiago acabou ficando fora mas mesmo assim jogará o Rio Open sendo o primeiro dos Wild Cards," disse Luiz Carvalho, Diretor do Rio Open.
A chave de simples do Rio Open 2022 contará com 28 vagas, sendo 19 classificações diretas através do ranking dos tenistas. Três convites podem ser distribuídos, com mais um reservado para solicitação de tenistas da lista A+ da ATP. Outros quatro virão do qualifying, que será disputado nos dias 12 e 13 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro com entrada gratuita. Uma vaga faz parte do special exempt, reservado para tenistas que não puderem disputar o qualifying por estarem em ação em outro torneio. Caso não precisem ser usadas, a vagas do special exempt e do convite da lista A+ virarão vagas para classificação direta.
INGRESSOS - Os ingressos para a oitava edição do Rio Open apresentado pela Claro podem ser adquiridos no site www.eventim.com.br/rioopen. O maior torneio de tênis da América do Sul e único da ATP no Brasil acontece de 12 a 20 de fevereiro de 2022, no Jockey Club Brasileiro, sendo dia 12 o qualifying com entrada gratuita. No dia 14 tem início a chave principal, com a Grande Final acontecendo no dia 20 de fevereiro.
PROTOCOLOS - A organização do Rio Open vai respeitar as normas sanitárias definidas pelas autoridades, por ocasião da realização do torneio. Vale reforçar que é um evento fechado, em ambiente controlado, e que para acessá-lo será preciso apresentar o comprovante de esquema vacinal completo. Qualquer mudança estabelicada pelos órgãos governamentais será seguida pelo torneio.
Veja a lista de inscritos no Rio Open:
Matteo Berrettini (ITA) – 7º
Casper Ruud (NOR) – 8º
Diego Schwartzman (ARG) – 13º
Dominic Thiem (AUT) – 16º
Cristian Garin (CHI) – 19º
Pablo Carreno Busta (ESP) – 21º
Lorenzo Sonego (ITA) – 26º
Carlos Alcaraz (ESP) – 31º
Fabio Fognini (ITA) – 32º
Federico Delbonis (ARG) – 38º
Dusan Lajovic (SRB) – 39º
Albert Ramos-Viñolas (ESP) – 44º
Laslo Djere (SRB) – 51º
Benoit Paire (FRA) – 56º
Pablo Andujar (ESP) - 57º [PR]
Pedro Martinez (ESP) – 61º
Federico Coria (ARG) – 64º
Jaume Munar (ESP) – 71º
Facundo Bagnis (ARG) - 72º
WC - Thiago Monteiro (BRA) 79º
Alternates
Pablo Cuevas (URU) - 73º [PR]
Fernando Verdasco (ESP) - 74º [PR]
Roberto Carballes Baena (ESP) - 75º
Miomir Kecmanovic (SRB) - 77º
Juan Manuel Cerundolo (ARG) - 80º
Sebastian Baez (ARG) - 88º
Marco Cecchinato (ITA) - 95º
Todos os campeões do Rio Open
2014 - Rafael Nadal (ESP)
2015 - David Ferrer (ESP)
2016 - Pablo Cuevas (URU)
2017 - Dominic Thiem (AUT)
2018 - Diego Schwartzman (ARG)
2019 - Laslo Djere (SRB)
2020 – Cristian Garin (CHI)
Sobre o Rio Open
O Rio Open 2022 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Betway, Emirates,HDI e Mubadala. Também com as empresas, Rolex, Engie, Shell, B3, Petra, EMS, e, ainda com Qualicorp, Prosegur, Café Melitta, IBMEC e Shopping Leblon. A Fila será a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. World Wine oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open. O evento conta ainda com parceria do Jockey Club Brasileiro, Prefeitura do Rio e Riotur.
O Sportv é a emissora oficial do Rio Open e transmite em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 150 países através da ATP Media.
O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e também pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte Lazer e Juventude.
O Rio Open é uma promoção da IMM com realização do Instituto Carioca de Tênis.
Em 2025, a 11ª edição do maior torneio de Tênis da América do Sul neutralizou mais de 1.800 toneladas de emissões
Edição especial de camiseta pode ser adquirida na La Boutique, o e-commerce oficial do torneio. A 12ª edição do maior campeonato de tênis da América do Sul acontece de 14 a 22 de fevereiro de 2026, no Jockey Club
Experiência integra o calendário de impacto social do Rio Open e reforça o compromisso do torneio com a formação de novos talentos do tênis brasileiro.
Companhia assume patrocínio do Rio Open e reforça compromisso com o desenvolvimento do tênis no Brasil