Link de Fotos de Divulgação do Rio Open (crédito Fotojump) - https://www.flickr.com/photos/fotojumpoficial/
Com grande apoio da torcida, o italiano Fabio Fognini derrotou o espanhol Pablo Carreño Busta, nesta quarta-feira, por 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 6/4 e 6/3, em 3h de jogo, para avançar às quartas de final do Rio Open apresentado pela Claro. Após a vitória, o vice-campeão de 2015 fez uns passos de dança, embalado pela música italiana que tocava na quadra Guga Kuerten. Uma hora e meia depois, já início da madrugada, voltou a jogar na estreia nas duplas. Fognini e o compatriota Simone Bolelli venceram o uruguaio Ariel Behar e o equatoriano Gonzalo Escobar por 7/6 (6) e 6/2, em 1h31.
Na próxima rodada nas simples, Fognini enfrentará o argentino Federico Coria, que eliminou o experiente espanhol Fernando Verdasco por 7/6 (2), 4/6 e 6/4. Quem também avançou para a próxima fase foi o argentino Diego Schwartzman, dono do título de 2018, que derrotou o espanhol Pedro Martinez por um duplo 6/1. Seu próximo adversário será o espanhol Pablo Andujar, que eliminou o compatriota Albert Ramos-Vinolas por 7/5, 5/7 e 6/3.
Fognini tinha retrospecto negativo contra Carreño Busta, atual 16º do mundo e cabeça de chave número 4 no Rio. Eram sete derrotas em oito jogos. "Estou muito feliz com a vitória em um jogo difícil como esse, por alcançar de novo as quartas, tenho boas recordações do Rio, um dos meus lugares favoritos", disse o dono de nove títulos na carreira, oito deles no saibro.
Em outra partida, Schwartzman teve dificuldade no segundo game, com duração de 24 minutos, mas na sequência encontrou facilidade para avançar às quartas. O número 14 do mundo vem embalado pela boa campanha em Buenos Aires, semana passada, quando foi vice-campeão, e passou fácil por Martinez, no primeiro jogo entre os dois no circuito. "Cheguei um pouco cansado de Buenos Aires, então foi uma boa estreia, para me dar confiança no torneio, onde conquistei meu título mais importante", disse o argentino.
Já Andujar encarou um jogo difícil e longo, com duração de 3h12, contra Ramos-Vinolas. "Chegar nas quartas aqui é muito especial, principalmente depois de um jogo como o de hoje, que foi uma batalha física", disse o jogador, que foi semifinalista da primeira edição do Rio Open, em 2014.
Pela chave de duplas, os brasileiros Felipe Meligeni e Rafael Matos perderam dos campeões da edição 2020, o argentino Horacio Zeballos e o espanhol Marcel Granollers, por 7/5 e 6/2.
RESULTADOS QUARTA-FEIRA:
Federico Coria (ARG) 2 x 1 [PR] Fernando Verdasco (ESP) - 7/6 (2), 4/6 e 6/4
Fabio Fognini (ITA) 2 x 1 [4] Pablo Carreño Busta (ESP) - 5/7, 6/4 e 6/3
[3] Diego Schwartzman (ARG) 2 x 0 Pedro Martinez (ESP) - 6/1 e 6/1
[PR] Pablo Andujar (ESP) 2 x 1 [8] Albert Ramos-Vinolas (ESP) - 7/5, 5/7 e 6/3
[3] Jaime Murray (GBR)/Bruno Soares (BRA) 2 x 0 [WC] Rogério Dutra Silva (BRA)/Orlando Luz (BRA) - 6/3 e 6/2
Santiago Gonzalez (MEX)/Andres Molteni (ARG) 2 x 0 [PR] Pablo Cuevas (URU)/Marcelo Melo (BRA) - 7/6 (4) e 6/3
[1] Marcel Granollers (ESP)/Horacio Zeballos (ARG) 2 x 0 [WC] Rafael Matos (BRA)/Fernando Meligeni (BRA) -7/5 e 6/2
Lorenzo Sonego (ITA)/Andrea Vavassori (ITA) 2 x 1 [2] Juan Sebastian Cabal (COL)/Robert Farah (COL) - 7/6 (7), 5/7 e 14/12
Simone Bolelli (ITA)/Fabio Fognini (ITA) 2 x 0 [4] Ariel Behar (URU)/Gonzalo Escobar (ECU) - 7/6 (6) e 6/2
ORDER OF PLAY - THURSDAY, FEBRUARY 17, 2022
QUADRA GUGA KUERTEN - 16h30
[SE] Francisco Cerundolo (ARG) x [2] Casper Ruud (NOR)
Não antes das 19h
Federico Delbonis (ARG) x [7] Carlos Alcaraz (ESP)
[1] Matteo Berrettini (ITA) x [WC] Thiago Monteiro (BRA)
QUADRA 1 - 16h30
[6] Lorenzo Sonego (ITA) x [Q] Miomir Kecmanovic (SRB)
[3] Jamie Murray (GBR)/Bruno Soares (BRA) x Benoit Paire (FRA)/Albert Ramos-Vinolas (ESP)
[1] Marcel Granollers (ESP)/Horacio Zeballos (ARG) x Carlos Alcaraz (ESP)/Pablo Carreño Busta (ESP)
QUADRA 2 - 17h
[Q] Pablo Andujar (ESP)/Pedro Martinez (ESP) x Simone Bolelli (ITA)/Fabio Fognini (ITA)
Santiago Gonzalez (MEX)/Andres Molteni (ARG) x Lorenzo Sonego (ITA)/Andrea Vavassori (ITA)
PROTOCOLOS - Para garantir a segurança e o bem-estar de todos, o Rio Open está seguindo os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades competentes. Por isso, será obrigatória a APRESENTAÇÃO DO COMPROVANTE DO ESQUEMA VACINAL COMPLETO para acesso ao RIO OPEN.
A quantidade de doses comprovadas necessárias varia de acordo com a faixa etária. Confira: coronavirus.rio/comprovacao/vacina
O protocolo está sujeito a alterações, em virtude de eventuais e novas regras editadas pelo Governo.
Para saber mais ou esclarecer qualquer dúvida, acesse
rioopen.com/protocolos-sanitarios
Sobre o Rio Open
O Rio Open 2022 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Betway, Emirates,HDI e Mubadala. Também com as empresas, Rolex, Engie, Shell, B3, Petra, EMS, e, ainda com Qualicorp, Prosegur, Café Melitta, IBMEC, PremieRpet, Star+,Zetaflex e Shopping Leblon. A Fila será a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. A Lider irá fornecer móveis para o Corcovado Club,Espaço Pedra da Gávea e para o Players Lounge by Lider.
World Wine oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open. O evento conta ainda com parceria do Jockey Club Brasileiro, Prefeitura do Rio e Riotur.
O Sportv é a emissora oficial do Rio Open e transmite em HD todos jogos da quadra central para o Brasil e mais de 170 países através da ATP Media.
O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e também pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte Lazer e Juventude.
O Rio Open é uma promoção da IMM com realização do Instituto Carioca de Tênis.
Mais informações:
Site Oficial
Facebook
Twitter
Instagram
Assessoria de Imprensa do Rio Open
Camila Coimbra - camila.coimbra@mediaguide.com.br | + 55 21 3723-8121 | 97394-6785
Diana Gabanyi - diana@gabanyis.com | + 55 11 98162- 3818
Em 2025, a 11ª edição do maior torneio de Tênis da América do Sul neutralizou mais de 1.800 toneladas de emissões
Edição especial de camiseta pode ser adquirida na La Boutique, o e-commerce oficial do torneio. A 12ª edição do maior campeonato de tênis da América do Sul acontece de 14 a 22 de fevereiro de 2026, no Jockey Club
Experiência integra o calendário de impacto social do Rio Open e reforça o compromisso do torneio com a formação de novos talentos do tênis brasileiro.
Companhia assume patrocínio do Rio Open e reforça compromisso com o desenvolvimento do tênis no Brasil