Nesta quinta-feira, as chaves de simples de Roland Garros foram sorteadas e Beatriz Haddad Maia conheceu o seu caminho em Paris. Além disso, nesta semana, Bia também recebeu a notícia de que foi premiada no Heart Awards da Billie Jean King Cup.
A 49ª melhor tenista do mundo foi escolhida como uma das vencedoras após a sua participação pelo Brasil no Zonal Americano, disputado em Salinas há algumas semanas. O prêmio é dado para as tenistas escolhidas pelo público pela sua dedicação ao time, garra e determinação no torneio.
"Fiquei muito feliz de receber esse prêmio, queria muito agradecer o apoio e a torcida de todos. Esse prêmio mostra um pouco da forma como eu sou, da minha entrega e do meu trabalho, e isso me inspira e motiva muito. Seguirei firme nos meus objetivos", disse a brasileira, contente com a premiação.
A ITF também premia as vencedoras com dois mil dólares para serem repassados para alguma instituição. "Decidi repassar para organizações que atuam com pessoas em situação de rua. Está muito no Brasil e em São Paulo, que é de onde sou, temos cerca de 32 mil pessoas nas ruas, e elas estão passando muitas dificuldades. Não é só a fome no momento. Esse número vem aumentando cada vez mais e é algo que me toca muito, então redirecionarei a premiação para esta causa", finalizou Bia.
Na estreia do Grand Slam francês, a brasileira enfrentará uma tenista vinda do quali. Caso avance, Bia pode enfrentar a espanhola Garbine Muguruza, a número 10 do mundo. As tenistas se enfrentaram em duas oportunidades no circuito, com uma vitória de cada lado. A mais recente é de Bia, que derrotou a espanhola em 2019, nas quadras de Wimbledon.
A tenista número um do Brasil está na França há 3 semanas, tendo sido campena do WTA 125 de Saint Malo, vice do WTA 125 de Paris e agora se prepara para a disputa do Grand Slam francês, com preparação física e treinos no complexo de Roland Garros.
SOBRE BEATRIZ HADDAD MAIA -
Nascida em 30/05/1996, em São Paulo.
Começou a jogar tênis aos 5 anos de idade na escola. Como juvenil chegou a ser a 15ª colocada no ranking mundial.
Na categoria foi vice-campeã de duplas de Roland Garros em 2012 e 2013.
Como profissional disputou a primeira final na WTA em 2017, sendo vice-campeã em Seul, no seu melhor ano como tenista profissional, alcançando a posição de 58 no ranking e terminando a temporada como 65ª. Disputou o seu primeiro torneio profissional em 2013, no WTA de Florianópolis.
No ano passado foi a tenista que mais jogos disputou entre o circuito masculino e feminino, ficando com um recorde de 76 vitórias em 101 jogos disputados. Começou 2021 na posição de número 359 e terminou na de 80. O ano foi marcado também pela vitória diante da número 3 do mundo, Karolina Pliskova. Outras grandes vitórias na carreira foram sobre Maria Sakkari (Miami 2022 - no. 3o do mundo na época), Garbine Muguruza (Wimbledon 2018) e Sloane Stephens (Acapulco 2019 - 4ª do mundo na época).
Neste 2022 conquistou o maior título da carreira, no WTA 125 de St. Malo.
Nas duplas foi campeã do WTA de Bogotá duas vezes, em 2015 e 2017, e nesta temporada começou com o título do WTA 500 de Sydney e o vice-campeonato do Australian Open, se tornando apenas a 3a. brasileira da história a alcançar a final de um Grand Slam.
Atual 49a colocada do ranking mundial de simples, Beatriz Haddad Maia está com o agenciamento da Linkinfirm, do ex-tenista profissional Marcio Torres, e com os patrocínios da Anga Asset Management, eQilibri, SMZTO, Joma, RTB e Wilson.
Informações para a imprensa:
Diana Gabanyi
+ 55 11 981623818
Brasileiro joga o último Grand Slam da temporada
Brasileiro joga o 3o Grand Slam da temporada
Brasileiro faz avaliação de 2024 e quer manter consistência
Brasileiro jogará circuito de quadras indoor