Beatriz Haddad Maia está na semifinal do WTA 250 de Birmingham, na Inglaterra. A brasileira precisou vencer rodada dupla para avançar na competição. Primeiro virou o jogo contra a polonesa Magdalena Frech, ganhando por 6/1 5/7 7/6(3) e depois, no fim do dia, derrotou a italiana Camila Giorgi por 6/3 6/2, em 1h24 de jogo. A vitória foi a 8a consecutiva de Bia na grama. No domingo ela conquistou o título do WTA de Nottingham.
"Estou muito feliz. Ontem eu joguei um primeiro set em altíssimo nível, mas acabei me “assustando” um pouco com isso e fui perdendo a concentração. Por sorte o jogo parou, e pude sentar com a minha equipe e reorganizar meus pensamentos. Hoje entrei lutando por cada ponto e cada ponto era quase um match point. Cada erro podia custar caro e fiquei focada. Eu lutei muito e junto com meu técnico, pensamos o que o Nadal faria nessa situação," contou Bia, que voltou para a quadra hoje, depois do jogo ter sido interrompido na noite de ontem quando Flech, 91. na WTA, vencia por 4/2 no 3o. set.
Sobre a segunda partida contra Giorgi, 26a do ranking mundial e cabeça 3 em Birminhgam, Bia, 32a, falou que "conseguiu fazer um jogo mentalmente muito estável. Mesmo após o excelente início de jogo que ela teve, fui mentalmente firme e taticamente disciplinada. Agora é recuperar bem o corpo para mais um dia duro de trabalho amanhã."
A adversária da semifinal será a ex-número um do mundo, Simona Halep. Bia e a romena, atual 20a, já se enfrentaram 2 vezes, uma em Wimbledon (2017) e outra no Australian Open (2022), ambas com vitórias de Halep.
"Ela é uma ótima jogadora, campeã de Grand Slam. Respeito a história dela, mas vou tentar fazer as minhas coisas, melhorar meu jogo e aproveitar o dia."
SOBRE BEATRIZ HADDAD MAIA -
Nascida em 30/05/1996, em São Paulo.
Começou a jogar tênis aos 5 anos de idade na escola. Como juvenil chegou a ser a 15ª colocada no ranking mundial.
Na categoria foi vice-campeã de duplas de Roland Garros em 2012 e 2013.
Como profissional disputou a primeira final na WTA em 2017, sendo vice-campeã em Seul, no seu melhor ano como tenista profissional, alcançando a posição de 58 no ranking e terminando a temporada como 65ª. Disputou o seu primeiro torneio profissional em 2013, no WTA de Florianópolis.
No ano passado foi a tenista que mais jogos disputou entre o circuito masculino e feminino, ficando com um recorde de 76 vitórias em 101 jogos disputados. Começou 2021 na posição de número 359 e terminou na de 80. O ano foi marcado também pela vitória diante da número 3 do mundo, Karolina Pliskova. Outras grandes vitórias na carreira foram sobre Maria Sakkari (Miami 2022 - no. 3o do mundo na época), Garbine Muguruza (Wimbledon 2018) e Sloane Stephens (Acapulco 2019 - 4ª do mundo na época).
Neste 2022 conquistou o maior título da carreira, o do WTA 250 de Nottingham. Foi também campeã no WTA 125 de St. Malo.
Nas duplas foi campeã em Nottingham (2022), do WTA de Bogotá duas vezes, em 2015 e 2017, e nesta temporada começou com o título do WTA 500 de Sydney e o vice-campeonato do Australian Open, se tornando apenas a 3a. brasileira da história a alcançar a final de um Grand Slam.
Atual 32a colocada do ranking mundial de simples, Beatriz Haddad Maia está com o agenciamento da Linkinfirm, do ex-tenista profissional Marcio Torres, e com os patrocínios da Anga Asset Management, eQilibri, SMZTO, Joma, RTB e Wilson.
Informações para a imprensa:
Diana Gabanyi
+ 55 11 981623818
Brasileiro joga o último Grand Slam da temporada
Brasileiro joga o 3o Grand Slam da temporada
Brasileiro faz avaliação de 2024 e quer manter consistência
Brasileiro jogará circuito de quadras indoor