Thiago Monteiro está na chave principal do ATP 500 de Viena. Neste domingo, o cearense superou o alemão Oscar Otte, 54º do ranking, em 7/6 4/6 6/4 e 2h20 de duração para furar o qualifying e conquistar uma vaga na chave principal do torneio austríaco.
"É a primeira vez que jogo nos torneios indoor aqui na Europa. É algo que eu sempre quis jogar e que trabalhei muito para poder disputar, então estou muito feliz de estar aqui. Estou me adaptando aos poucos às condições. Apesar de ser uma quadra rápida, ela é diferente de um Australian Open, por exemplo, porque ela é montada em cima de um piso de madeira. Então a bola quica diferente, um pouco menos", avaliou Thiago.
Na primeira rodada, Thiago enfrentará o búlgaro Grigor Dimitrov, o 32º do mundo. Este será o primeiro duelo entre os tenistas. "Muito feliz de estar somando por aqui, é uma boa experiência. O qualifying foi bem difícil, contra grandes jogadores, então estou muito feliz de ter conseguido sair com as vitórias. Foi muito positivo. Estou aproveitando ao máximo, evoluindo a cada dia e sempre em busca de competir da melhor forma. Volto em quadra na terça-feira para enfrentar o Dimitrov e agora é tentar executar o meu plano de jogo e buscar essa vitória", finalizou.
THIAGO MONTEIRO
Thiago Monteiro nasceu no dia 31 de maio de 1994, em Fortaleza, no Ceará. Canhoto, começou a jogar tênis aos 8 anos de idade. Marcou a sua primeira vitória em um torneio ATP, em 2016, no Rio Open, ao derrotar Jo-Wilfried Tsonga. Alcançou as primeiras quartas da carreira no Brasil Open, naquele mesmo ano, entrando no top 100 pela primeira vez. O melhor ranking da carreira veio em 2017, na posição de número 74. Neste ano alcançou a primeira semifinal de ATP da carreira, em Quito. Foi em 2022, cinco anos depois, que ele conseguiu superar essa marca chegando ao posto de número 62.
Em torneios Challenger conquistou os maiores títulos em Salzburg (2022) e Genova (2022) tem trofeus também em Aix en Provence (2016), Braunschweig (2019), Lima (2019), Punta del Este (2019 e 2020)e Braga (2021).
Atual 61o colocado no ranking mundial, o brasileiro tem carreira agenciada pela Linkinfirm de Marcio Torres e conta com o patrocínio da Angá Asset Management, Madero, OdontoCompany, Eletromídia, SMZTO, Jungle, Joma e Wilson.
Informações para a imprensa:
Diana Gabanyi +55 11 981623818
Brasileiro joga o último Grand Slam da temporada
Brasileiro joga o 3o Grand Slam da temporada
Brasileiro faz avaliação de 2024 e quer manter consistência
Brasileiro jogará circuito de quadras indoor