Sexta decisiva na Maria Esther Bueno Cup, no Rio de Janeiro

08.12.2022  |    24 visualizações

Resultados desta quinta equilibram os grupos e semifinais serão definidas somente após a última rodada

O segundo dia de jogos da Maria Esther Bueno Cup embolou a matemática dos grupos e a decisão dos melhores classificados para as semifinais no sábado ficou para amanhã, sexta-feira, na última rodada de classificação no Rio de Janeiro Country Club. As quatro últimas partidas começam às 18 horas e tem transmissão ao vivo pelo site www.rioopen.com

A Maria Esther Bueno Cup reúne alguns dos principais tenistas da nova geração brasileira até 24 anos e premia o campeão com uma vaga na chave principal do Rio Open e o vice-campeão com convite para o qualifying. O ATP 500 acontece de 18 a 26 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro.

Grupo Daniel Azulay

A maior promessa brasileira da atualidade, João Fonseca, 16 anos, não conseguiu repetir a atuação da estreia quando venceu João Lucas Reis e perdeu para Thiago Wild em dois sets, 6/2 e 6/4. Eduardo Ribeiro ganhou a segunda partida depois de estar perdendo por 5/2 para João Lucas Reis. Recuperou o set, vencendo por 7/5 e no segundo marcou 6/2.  Ficou mais perto da classificação, mas está focado na partida de amanhã contra João Fonseca, para se garantir na semi.

"Vou descansar e focar na partida de amanhã, porque o objetivo é a tão sonhada vaga no Rio Open e para isso, tenho que vencer ainda algumas partidas.”

Grupo Alex Haegler

O mesmo aconteceu no Grupo Alex Haegler. Após perder na estreia para Gustavo Heide, o único caminho para Mateus Alves era ganhar de Pedro Boscardin , o que ele fez em dois sets, 6/4 e 6/1. 

"Eu sabia que hoje seria um jogo decisivo para o nosso grupo e praticamente uma final para mim. Sigo vivo no torneio e estou com uma expectativa boa. Agora é continuar com a mesma mentalidade, pois amanhã tem mais um jogo decisivo e tenho que fazer o meu papel”, falou Mateus.

Heide conquistou hoje sua segunda vitória na competição sobre o convidado da organização, de apenas 16 anos, Gustavo Almeida, por 6/2 e 6/1. Heide sai na frente dos adversários com duas vitórias, mas sabe que nada está decidido, pois depende dos confrontos desta sexta.

“Estou melhor a cada jogo, hoje fiz uma boa partida e estou a um passo da vaga na semifinal, mas ainda tenho um jogo duro contra o Boscardin(Pedro) e tudo pode mudar se não vencer. Então tenho que focar nesse jogo”, contou Heide.

 

Paranaense Gustavo Almeida e catarinense Pedro Boscardin batem bola com crianças de projetos sociais apoiados pelo Rio Open

O tenista Gustavo Almeida, integrante do time brasileiro que conquistou a Copa Davis Juvenil chegou mais cedo hoje e, ao lado de Pedro Boscardin, bateu bola com as crianças dos projetos sociais apoiados pelo Rio Open, Tênis na Lagoa e Escolinha Fabiano de Paula.

Almeida aproveitou para dar algumas dicas aos juvenis e respondeu as dúvidas dos meninos.

"Eu digo pra eles nunca desistirem. Mesmo que seja difícil, que falte apoio, dinheiro, não podem desistir, porque o sonho está logo ali, aconteceu comigo e pode acontecer com eles.”

Vitória Almeida, campeã do Winners, torneio realizado com alunos dos projetos sociais durante o Rio Open 2022 entendeu bem o recado. “Ele é uma inspiração para todos nós. Saiu de um projeto social no interior do Paraná, ganhou a Davis juvenil e agora está aqui tentando uma vaga no Rio Open. Faz a gente acreditar que pode chegar lá”.

Boscardin também se espantou com a qualidade do tênis da molecada que assim que aqueceram começaram a bater forte na bola. E aproveitou para dar algumas dicas aos jovens atletas.

 

Resultados de quinta-feira:

Grupo Daniel Azulay

Eduardo Ribeiro d. João Lucas Reis 7/5 6/2

Thiago Wild d. João Fonseca 6/2 6/4

 Grupo Alex Haegler

Gustavo Heide d. Gustavo Almeida 6/2 6/1

Mateus Alves d. Pedro Boscardin 6/4 6/1

Programação sexta, 09/12/2022

18 horas

Quadra Central

Pedro Boscardin x Gustavo Heide

Quadra 1

Mateus Alves x Gustavo Almeida

A seguir

Quadra Central

Eduardo Ribeiro x João Fonseca

Quadra 1

Thiago Wild x João Lucas Reis

************************************************************************

Perfil dos jogadores

1.  João Lucas Reis (22 anos, 318º do mundo)

Vice campeão do M25 em Guayaquil(EQU) e no M15 de Recife(BRA), sua terra natal. Em outubro foi vice no Challenger de Ambato(EQU) e depois quadrifinalista em São Leopoldo(BRA). Treina no RTB

2. Pedro Boscardin Dias (19 anos, 349º)

Campeão do M15 de Naples(EUA) e vice do Challenger de Coquimbo(CHI). Treinado por Ricardo Schlachter em Joinville(SC).

3. Thiago Wild (22 anos, 392º)

Campeão do ATP de Santiago e finalista do Challenger de Aix-en-Provence, ambos em 2020 aos 19 anos, quando alcançou o melhor ranking- 106.

Ex-top 10 no ranking junior da ITF.

Venceu Davidovich Fokina na 1a rodada do Rio Open

Treina no RTB

4. Gustavo Heide (20 anos, 431º)

Vice no M25 de Ibaque(COL), Vice M15 Manizales(COL), Campeão M25 Salta(ARG), Semifinais nos M25 de Lajeado e Vacaria(BRA) - Treina em Ribeirão Preto com Gesner Menegucci

5. Eduardo Ribeiro (24 anos, 436º)

Campeão M25 Lajeado, M15 Brasilia, M15 Recife, todos no Brasil neste ano.

Treina em Florianópolis(SC), com Cascata (Marcelo Rabelo) , ex-companheiro de treinos de Guga Kuerten

6. Mateus Alves (21 anos, 441º)

Quartas-de-final no Challenger da Cidade do México(MEX) Campeão do M25 em Campos do Jordão(BRA)Treina no RTB

7. João Fonseca (16 anos, melhor brasileiro no ranking juvenil) 834ATP

Fonseca venceu suas primeiras partidas no circuito profissional em novembro desse ano, tendo como principal resultado as quartas de final no Challenger de São Leopoldo, do Rio Grande do Sul.

Considerado pela ITF prodígio do tênis brasileiro após ser peça fundamental na conquista do título inédito da Davis Juniors Cup em novembro último na Turquia.Treina no Country Club

8. Gustavo Almeida (16 anos, wildcard)

Ao lado de João Fonseca, levantou o troféu inédito para o Brasil na Davis Cup Juniors deste ano.Recebeu Wild Card da organização da MEB CUP por esse resultado. Treina no Projeto Ícaro, comandado por Duda Marcolin em Curitiba, Paraná.

 

CAMPEÕES DA MARIA ESTHER BUENO CUP

2019 - Felipe Meligeni

2018 - Thiago Wild

 A Maria Esther Bueno Cup é uma promoção da IMM com realização do ICT.

 

CREDENCIAMENTO

Para cobrir a Maria Esther Bueno Cup, efetue o credenciamento através do link abaixo.

https://forms.gle/F2ezbx4rhKBrJvCi7

 

Mais informações:
Rio Open
Facebook
Twitter
Instagram

Assessoria de imprensa do Rio Open

Lia Benthien - liabenthien@icloud.com  | +55 48 99915 6061
Camila Coimbra - camila.coimbra@mediaguide.com.br | + 55 21 3723-8121 l97394-6785 
Diana Gabanyi - diana@gabanyis.com | + 55 11 98162- 3818

 

Leia também...
15.12.2024

Título da Procopio Cup garantiu vaga no quali do ATP 500 no Rio de Janeiro

14.12.2024

Jogo com transmissão do SporTV começa às 12 horas na Sociedade Harmonia de Tênis

13.12.2024

Reis e Schiessl abrem a rodada a partir das 12 horas na Sociedade Harmonia

12.12.2024

Jogos da sexta-feira definem confrontos das semifinais