Com o apoio da torcida, que encheu as quadras do Jockey Club Brasileiro neste sábado, o brasileiro Eduardo Ribeiro venceu o cazaque Timofey Skatov por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 2/6 e 6/4, e está a uma vitória da chave principal do Rio Open apresentado pela Claro. Ribeiro joga neste domingo, às 16h, contra o francês Hugo Gaston.
Foi a primeira partida do gaúcho de Santa Cruz do Sul em um torneio ATP. Ele garantiu a vaga para jogar o quali do maior torneio de tênis da América do Sul por ter sido vice-campeão da Maria Esther Bueno Cup.
"Eu dei tudo de mim, senti câimbras no início do terceiro set na perna toda, e não sabia o que fazer para continuar no jogo. Mas com a ajuda do fisioterapeuta e da torcida dei a volta por cima e estou muito feliz com essa vitória", disse o jogador de 24 anos, que vibrou muito após a vitória. "Nunca tinha jogado com tanta gente na torcida. Eles me apoiaram o tempo todo, me ajudaram muito nos momentos que eu caí um pouco. Espero que amanhã seja igual".
Gaston, adversário de Eduardo neste domingo, venceu o brasileiro Felipe Meligeni por 7/5 e 7/6 (4). Meligeni lamentou o resultado. "A torcida apoiou muito, tentei meu máximo, mas não consegui. Agora vou me concentrar na chave de duplas. Já tive bons resultados aqui e acho que podemos conseguir algo bom", disse Felipe, que terá como parceiro Marcelo Demoliner.
Outros dois brasileiros perderam no quali. João Lucas Reis foi derrotado pelo argentino Facundo Bagnis por 6/4 e 6/3, e Matheus Pucinelli caiu para o argentino Juan Manuel Cerundolo por 6/2 e 6/3.
Cerundolo disputará a vaga na chave principal contra o chileno Nicolas Jarry, que derrotou o argentino Camilo Ugo Carabelli por 6/1 e 6/2. Jarry foi semifinalista da edição 2018 do Rio Open, e campeão nas duplas em 2019, com o argentino Maximo Gonzalez.
Pelo qualifying de duplas, os brasileiros João Fonseca e Mateus Alves venceram a dupla do Cazaquistão formada por Andrey Golubev e Aleksandr Nedovyesov por 7/6 (3) e 6/2. Neste domingo, eles enfrentam a dupla formada pelo sérvio Nikola Cacic e pelo italiano Andrea Pellegrino.
Confira os jogos da última rodada do qualifying neste domingo
RESULTADOS DE SÁBADO
Eduardo Ribeiro (BRA) 2 x 1 Timofey Skatov (CAZ) - 6/2, 2/6 e 6/4
Juan Manuel Cerundolo (ARG) 2 x 0 Matheus Pucinelli (BRA) - 6/2 e 6/3
Facundo Bagnis (ARG) 2 x 0 João Lucas Reis (BRA) - 6/4 e 6/3
Nicolas Jarry (CHI) 2 x 0 Camilo Ugo Carabelli (ARG) - 6/1 e 6/2
Yannick Hanfmann (ALE) 2 x 0 Federico Delbonis (ARG) - 7/6 (8) e 6/2
Hugo Gaston (FRA) 2 x 0 Felipe Meligeni (BRA) - 7/5 e 7/6 (4)
Alejandro Tabilo (CHI) 2 x 0 Marco Cecchinato (ITA) - 6/4 e 6/2
Tomas Barrios Vera (CHI) 2 x 0 Jozef Kovalik (SVK) - 6/4 e 6/4
Mateus Alves (BRA)/João Fonseca (BRA) 2 x 0 Andrey Golubev (CAZ)/Aleksandr Nedovyesov (CAZ) - 7/6 (3) e 6/2
Nikola Cacic (SER)/Andrea Pellegrino (ITA) 2 x 0 Matheus Pucinelli (BRA)/Pedro Sakamoto (BRA) - 7/6 (4) e 6/3
PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO
QUADRA 4:00 pm
Qualifying - [3] H. Gaston (FRA) vs [WC] E. Ribeiro (BRA)
Qualifying - [WC] M. Alves (BRA) / J. Fonseca (BRA) vs [2] N. Cacic (SRB) / A. Pellegrino (ITA)
QUADRA 2 4:00 pm
Qualifying - [1] F. Bagnis (ARG) vs [8] Y. Hanfmann (GER)
QUADRA 4 4:00 pm
Qualifying - [Alt] A. Tabilo (CHI) vs [PR] T. Barrios Vera (CHI)
Sobre o Rio Open
O Rio Open 2023 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Betway, Emirates, Shell, Mubadala e Engie. Também com as empresas Rolex, B3, EMS, Black Princess, e, ainda com Motorola, KIA, New Holland, Qualicorp, Prosegur, IBMEC, Premier Pet, Café Melitta, ISDIN, Grey Goose, Zetaflex, Gafisa e Shopping Leblon.
A Fila é a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. A Worldwine oferece o espumante e vinho oficiais do Rio Open, e a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e para o Players Lounge by Lider.
O evento conta ainda com parceria do Jockey Club Brasileiro, Prefeitura do Rio e Riotur.
O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países através da ATP Media.
O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
A Lei de Incentivo ao Esporte é uma importante ferramenta de desenvolvimento e inclusão social que ajuda a levar a prática esportiva ao cidadão por todo o estado do Rio.
O Rio Open é uma promoção IMM com realização do ICT.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Rio Open
Camila Coimbra - camila.coimbra@mediaguide.com.br | + 55 21 3724-1623 l 97394-6785
Diana Gabanyi - diana@gabanyis.com | + 55 11 98162- 3818
Em 2025, a 11ª edição do maior torneio de Tênis da América do Sul neutralizou mais de 1.800 toneladas de emissões
Edição especial de camiseta pode ser adquirida na La Boutique, o e-commerce oficial do torneio. A 12ª edição do maior campeonato de tênis da América do Sul acontece de 14 a 22 de fevereiro de 2026, no Jockey Club
Experiência integra o calendário de impacto social do Rio Open e reforça o compromisso do torneio com a formação de novos talentos do tênis brasileiro.
Companhia assume patrocínio do Rio Open e reforça compromisso com o desenvolvimento do tênis no Brasil