Alcaraz visita cartões postais da cidade maravilhosa antes da estreia no Rio Open nesta 3a

20.02.2023  |    166 visualizações

Número 2 do mundo passeia de helicóptero e conhece Bondinho do Pão de Açúcar

O fenômeno espanhol Carlos Alcaraz estreia no Rio Open apresentado pela Claro nesta terça-feira, contra o brasileiro Mateus Alves, não antes das 19h, no segundo dia de disputas do maior torneio de tênis da América do Sul, no Jockey Club Brasileiro. Nesta segunda, o número dois do mundo aproveitou o dia de sol para passear de helicóptero pela primeira vez e conhecer o Bondinho do Pão de Açúcar.

"É maravilhoso estar aqui e ver o Rio de Janeiro de cima, visitar vários lugares, o Cristo é impressionante", disse o campeão da última edição do Rio Open. "Tenho um carinho especial pelo torneio, foi onde ganhei minha primeira partida de um torneio ATP, onde conquistei meu primeiro ATP 500. Tenho muitas memórias que guardo com um carinho especial", acrescentou o fenômeno do tênis, que no ano passado alcançou o topo do ranking, se tornando o mais jovem a ser o número 1 desde a criação do ranking em 1973.

Alcaraz pegou o helicóptero na Lagoa Rodrigo de Freitas, sobrevoou a cidade, passando por vários cartões postais, até chegar no Bondinho. Alguns fãs aproveitaram a oportunidade para tirar fotos com o ídolo.

É a terceira vez que o público terá a oportunidade de ver Alcaraz no Rio Open. Em 2020, o espanhol fez a sua estreia aos 16 anos, quando conquistou sua primeira vitória em um torneio ATP. No ano passado, voltou ao Rio como 29º do ranking e conquistou o título da competição. Foi o início de uma trajetória de cinco títulos na temporada, culminando com o troféu do US Open, que o levou ao topo do ranking. Hoje, aos 19 anos, é número dois do mundo.

Alcaraz chega ao Rio Open embalado pelo título em Buenos Aires, no domingo. Depois de ficar quatro meses sem competir devido a lesões, voltou a jogar na semana passada e levantou seu sétimo troféu.

Já o brasileiro de 22 anos garantiu o direito de disputar a chave principal do Rio Open por vencer a Maria Esther Bueno Cup, competição que reuniu oito dos melhores tenistas do país da nova geração (até 24 anos), no ano passado. O tenista de São José do Rio Preto jogou duas vezes o qualifying, mas não passou da primeira rodada.

Rodada de terça também tem Bellucci, Norrie, Schwartzman e Fognini

A rodada também marcará a estreia do brasileiro Thomaz Bellucci em seu último torneio como jogador profissional. O paulista enfrentará o argentino Sebastian Baez, na sequência da partida de Alcaraz. A organização deu um convite para o jogador de 35 anos encerrar sua carreira em casa. O canhoto foi o 21º do ranking mundial, o segundo melhor entre os homens brasileiros na ATP, atrás apenas de Gustavo Kuerten.

Foi no ATP 500 carioca, em 2017, que o brasileiro marcou uma de suas grandes vitórias da carreira, superando o japonês Kei Nishikori, na época número 5 do mundo. O melhor resultado no Rio Open foi as quartas de final em 2014.

"Faz uns seis meses que não jogo um torneio, mas me sinto preparado na medida do possível. Neste ano o Rio Open tem um significado diferente para mim, vou jogar mais solto. Antes vinha com uma expectativa enorme, tanto por parte da torcida como minha mesmo de ir bem, às vezes como único brasileiro na chave. Dessa vez será diferente, estou aqui para curtir, me despedir, ter esse último contato com a torcida. Espero usar isso a meu favor, jogar solto e quem sabe fazer um bom jogo", disse o dono de quatro títulos na carreira.

Será a primeira vez que Bellucci enfrentará Baez. O argentino de 22 anos já tem um título neste ano - ATP 250 de Córdoba.

Quem também estreia é o britânico Cameron Norrie, cabeça de chave número 2, contra o argentino Juan Manuel Cerundolo, às 16h30. Em outra partida, o argentino Diego Schwartzman, campeão da edição 2018, enfrentará o sérvio Dusan Lajovic. E o italiano Fabio Fognini pega o chileno Tomas Barrios Vera.

ORDER OF PLAY - TUESDAY, FEBRUARY 21, 2023
QUADRA GUGA KUERTEN 16h30
[LL] Juan Manuel Cerundolo (ARG) x [2] Cameron Norrie (GBR)

Não antes das 19h
[1] Carlos Alcaraz (ESP) x [WC] Mateus Alves (BRA)
[WC] Thomaz Bellucci (BRA) x [6] Sebastian Baez (ARG)
QUADRA 1 16h30
Roberto Carballes Baena (ESP) x [4] Francisco Cerundolo (ARG)
Fabio Fognini (ITA) x [Q] Tomas Barrios Vera (CHI)
Dusan Lajovic (SRB) x [5] Diego Schwartzman (ARG)
QUADRA 2 16h30
[Q] Hugo Gaston (FRA) x [SE] Juan Pablo Varillas (PER)
[4] Francisco Cabral (POR) / Horacio Zeballos (ARG) x [PR] Pedro Martinez (ESP) / Dominic Thiem (AUT)
Tomislav Brkic (BIH) / Gonzalo Escobar (ECU) x [WC] Marcelo Demoliner (BRA) / Felipe Meligeni Alves (BRA)
QUADRA 4 16h30
Pedro Cachin (ARG) x Daniel Galan (COL)
[7] Albert Ramos-Vinolas (ESP) x Tomas Etcheverry (ARG)
Jaume Munar (ESP) x Bernabe Zapata Miralles (ESP)

 

Confira a chave principal do Rio Open

Mais fotos disponíveis no
https://www.flickr.com/photos/fotojumpoficial/ - crédito Fotojump

Sobre o Rio Open

O Rio Open 2023 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Betway, Emirates, Shell, Mubadala e Engie. Também com as empresas Rolex, B3, EMS, Black Princess, e, ainda com Motorola, KIA, New Holland, Qualicorp, Prosegur, IBMEC, Premier Pet, Café Melitta, ISDIN, Grey Goose, Zetaflex, Gafisa e Shopping Leblon.

A Fila é a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. A Worldwine oferece o espumante e vinho oficiais do Rio Open, e a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e para o Players Lounge by Lider.

O evento conta ainda com parceria do Jockey Club Brasileiro, Prefeitura do Rio e Riotur.

O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países através da ATP Media.

O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.

A Lei de Incentivo ao Esporte é uma importante ferramenta de desenvolvimento e inclusão social que ajuda a levar a prática esportiva ao cidadão por todo o estado do Rio.

O Rio Open é uma promoção IMM com realização do ICT.

Mais informações:
Site
Facebook
Twitter
Instagram

Assessoria de Imprensa do Rio Open
Camila Coimbra - camila.coimbra@mediaguide.com.br | + 55 21 3724-1623 l 97394-6785
Diana Gabanyi - diana@gabanyis.com | + 55 11 98162- 3818

Leia também...
30.07.2025

Em 2025, a 11ª edição do maior torneio de Tênis da América do Sul neutralizou mais de 1.800 toneladas de emissões

28.07.2025

Edição especial de camiseta pode ser adquirida na La Boutique, o e-commerce oficial do torneio. A 12ª edição do maior campeonato de tênis da América do Sul acontece de 14 a 22 de fevereiro de 2026, no Jockey Club

10.07.2025

Experiência integra o calendário de impacto social do Rio Open e reforça o compromisso do torneio com a formação de novos talentos do tênis brasileiro.

26.06.2025

Companhia assume patrocínio do Rio Open e reforça compromisso com o desenvolvimento do tênis no Brasil