O britânico Cameron Norrie, cabeça de chave número 2, estreou com vitória no Rio Open apresentado pela Claro, nesta terça-feira. Norrie derrotou o argentino Juan Manuel Cerundolo por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/1, e enfrentará o brasileiro Thiago Monteiro, nesta quarta-feira, no segundo jogo da rodada noturna. O espanhol Carlos Alcaraz estava vencendo o também brasileiro Mateus Alves por 6/4 e 5/3 quando o jogo foi interrompido pela chuva, após 1h49min de partida, para terminar nesta quarta.
Já o italiano Fabio Fognini fez 6/2 e tinha 5 a 2 diante do chileno Tomas Barrios Vera quando veio a chuva. Alcaraz e Alves voltam à quadra depois da partida entre o argentino Diego Schwartzman e o sérvio Dusan Lajovic, marcada para começar 16h30. Já Fognini e Vera fazem o segundo jogo da quadra 1. O duelo entre Thomaz Bellucci e o argentino Sebastian Baez acontece nesta quarta, 19h.
CAMERON NORRIE
Numa tarde de muito sol e calor, Norrie venceu o argentino Juan Manuel Cerundolo. O resultado colocou o número 13 do ranking mundial como o jogador com mais vitórias nesta temporada - 14 contra 3 derrotas. "As condições são diferentes em relação a Buenos Aires, estava suando muito, e comecei meio lento. Mas fui melhorando ao longo do jogo, e precisei ser agressivo para buscar a vitória", disse o dono de quatro títulos na carreira.
É a segunda vez que Norrie vem ao Rio. Em 2019, parou na segunda rodada. Dessa vez chegou embalado pelo vice-campeonato em Buenos Aires. E agora enfrentará um brasileiro. Eles já jogaram uma vez e Monteiro venceu a disputa em quadra dura, em Auckland 2020. "Thiago está jogando muito bem, fez um ótima partida ontem, terá a torcida ao seu lado, e vai saber usar essa vantagem. Além disso, joga no seu piso favorito, em um torneio onde conquistou grandes vitórias. Espero um jogo duro e preciso jogar melhor do que hoje para avançar".
Em outro jogo da rodada, o argentino Francisco Cerundolo, cabeça de chave número 4, derrotou o espanhol Roberto Carballes Baena por 4/6, 6/3 e 6/3. O irmão mais velho de Juan Manuel, adversário de Norrie, é o atual melhor jogador da Argentina, ocupando o 33º lugar no ranking mundial.
Rafael Matos e Marcelo Melo estreiam na chave de duplas nesta quarta
Os brasileiros Rafael Matos e Marcelo Melo, destaques da chave de duplas, estreiam no Rio Open nesta quarta. Matos e seu parceiro, o espanhol David Vega Hernandez, que são os cabeças de chave número 1, enfrentam o sérvio Nikola Cacic e o italiano Andrea Pellegrino, no último jogo da quadra 1. Matos chega embalado pelo título de campeão das duplas mistas no Aberto da Austrália.
Já Melo, dono de dois títulos de Grand Slam, se juntou ao colombiano Juan Sebastian Cabal, também duas vezes vencedor dos maiores torneios de tênis do mundo, para jogar o Rio Open. Eles enfrentam os austríacos Alexander Erler e Lucas Miedler, às 16h30.
O Brasil também estará representado por João Fonseca e Mateus Alves, que entraram no lugar de Thomaz Bellucci e Thiago Monteiro. Fonseca e Alves pegam os argentinos Andres Molteni e Maximo Gonzalez, no último jogo da quadra 2.
Já Marcelo Demoliner e Felipe Meligeni vão continuar a partida também interrompida pela chuva na terça. Eles haviam vencido o primeiro set diante de Tomislav Brkic, da Bósnia e Herzegovina, e Gonzalo Escobar, do Equador, por 6/1. A sequência do jogo será no segundo jogo da quadra 2.
A sessão de terça-feira, 21 de fevereiro, foi validada. Para 4a feira serão aceitos apenas os ingressos de quarta, 22 de fevereiro.
RESULTADOS DE TERÇA-FEIRA:
[2] Cameron Norrie (GBR) 2 x 0 [LL] Juan Manuel Cerundolo (ARG) - 7/5 e 6/1
[SE] Juan Pablo Varillas (PER) 2 x 0 [Q] Hugo Gaston (FRA) - 7/5 e 6/4
Daniel Galan (COL) 2 x 0 Pedro Cachin (ARG) - 7/6 (4) e 6/4
[4] Francisco Cerundolo (ARG) 2 x 1 Roberto Carballes Baena (ESP) - 4/6, 6/3 e 6/3
[4] Francisco Cabral (POR) / Horacio Zeballos (ARG) 2 x 0 [PR] Pedro Martinez (ESP) / Dominic Thiem (AUT) - 6/3 e 6/4
ORDEM DOS JOGOS - QUARTA-FEIRA, 22 DE FEVEREIRO
QUADRA GUGA KUERTEN 16h30
First Round - D. Lajovic (SRB) vs [5] D. Schwartzman (ARG)
First Round - [1] C. Alcaraz (ESP) vs [WC] M. Alves (BRA) 64 53
Não antes das 19h
First Round - [WC] T. Bellucci (BRA) vs [6] S. Baez (ARG)
Second Round - T. Monteiro (BRA) vs [2] C. Norrie (GBR)
QUADRA 1 16h30
First Round - A. Erler (AUT) / L. Miedler (AUT) vs [2] J. Cabal (COL) / M. Melo (BRA)
First Round - F. Fognini (ITA) vs [Q] T. Barrios Vera (CHI) 62 52
Second Round - [9] A. Molcan (SVK) vs [PR] H. Dellien (BOL)
First Round - [1] R. Matos (BRA) / D. Vega Hernandez (ESP) vs [Q] N. Cacic (SRB) / A. Pellegrino (ITA)
QUADRA 2 16h30
J. Munar (ESP) vs B. Zapata Miralles (ESP)
T. Brkic (BIH) / G. Escobar (ECU) vs [WC] M. Demoliner (BRA) / F. Meligeni Alves (BRA) 16 00
After Suitable Rest - [LL] M. Alves (BRA) / J. Fonseca (BRA) vs M. Gonzalez (ARG) / A. Molteni (ARG)
QUADRA 4 17h30
[7] A. Ramos-Vinolas (ESP) vs T. Etcheverry (ARG) 57 43
After Suitable Rest - S. Doumbia (FRA) / F. Reboul (FRA) vs [3] S. Bolelli (ITA) / F. Fognini (ITA)
Confira a chave principal do Rio Open
Mais fotos disponíveis no
https://www.flickr.com/photos/fotojumpoficial/ - crédito Fotojump
Sobre o Rio Open
O Rio Open 2023 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Betway, Emirates, Shell, Mubadala e Engie. Também com as empresas Rolex, B3, EMS, Black Princess, e, ainda com Motorola, KIA, New Holland, Qualicorp, Prosegur, IBMEC, Premier Pet, Café Melitta, ISDIN, Grey Goose, Zetaflex, Gafisa e Shopping Leblon.
A Fila é a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. A Worldwine oferece o espumante e vinho oficiais do Rio Open, e a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e para o Players Lounge by Lider.
O evento conta ainda com parceria do Jockey Club Brasileiro, Prefeitura do Rio e Riotur.
O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países através da ATP Media.
O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
A Lei de Incentivo ao Esporte é uma importante ferramenta de desenvolvimento e inclusão social que ajuda a levar a prática esportiva ao cidadão por todo o estado do Rio.
O Rio Open é uma promoção IMM com realização do ICT.
Mais informações:
Site
Facebook
Twitter
Instagram
Assessoria de Imprensa do Rio Open
Camila Coimbra - camila.coimbra@mediaguide.com.br | + 55 21 3724-1623 l 97394-6785
Diana Gabanyi - diana@gabanyis.com | + 55 11 98162- 3818
Em 2025, a 11ª edição do maior torneio de Tênis da América do Sul neutralizou mais de 1.800 toneladas de emissões
Edição especial de camiseta pode ser adquirida na La Boutique, o e-commerce oficial do torneio. A 12ª edição do maior campeonato de tênis da América do Sul acontece de 14 a 22 de fevereiro de 2026, no Jockey Club
Experiência integra o calendário de impacto social do Rio Open e reforça o compromisso do torneio com a formação de novos talentos do tênis brasileiro.
Companhia assume patrocínio do Rio Open e reforça compromisso com o desenvolvimento do tênis no Brasil