O espanhol Carlos Alcaraz confirmou nesta quarta-feira sua vitória na estreia do Rio Open apresentado pela Claro. O número 2 do mundo venceu o brasileiro Mateus Alves por 2 sets a 0, com um duplo 6/4, e enfrentará na próxima rodada o italiano Fabio Fognini, que eliminou o chileno Tomas Barrios Vera por 6/2 e 6/3.
A partida de Alcaraz e Alves havia começado na terça e foi paralisada devido à chuva quando o espanhol tinha vantagem de 6/4 e 5 a 3. Nesta quarta, o campeão da edição 2022 do Rio Open precisou de sete minutos para fazer 6/4 e avançar à segunda rodada. "Não é fácil ter que parar um jogo e continuar no dia seguinte, ir dormir nervoso, mas faz parte da vida do tenista", disse o espanhol, que ficou quatro meses sem jogar devido a lesões, voltou na semana passada, e foi campeão em Buenos Aires. "Estou confiante, tenho muitos pontos a defender, mas quero seguir vencendo, ganhar mais Grand Slams e recuperar o posto de número 1", acrescentou ele, que alcançou o topo do ranking em setembro passado após o título do US Open.
Próximo rival de Alcaraz, o experiente Fognini tem grandes resultados no Rio Open. Foi vice-campeão na primeira edição, em 2014, e fez duas semifinais, a última no ano passado, perdendo justamente para Alcaraz, no único confronto entre eles. O italiano de 35 anos, ex-número 9 do mundo, também foi campeão em duplas com o compatriota Simone Bolelli em 2022. O jovem de 19 anos espera um jogo duro com o italiano. "Fabio é um jogador perigoso, tem muito talento, então preciso entrar em quadra muito concentrado".
Ao final da partida com Alves, Alcaraz participou de uma ação com os famosos cãodulas. Ele e o jovem Valter Albuquerque, do projeto social Escolinha Fabiano de Paula, bateram bola e os cachorros foram boleiros. Alcaraz ficou encantando com os cachorros, que estão sob os cuidados da ONG Patinhas Anônimas e aguardam ser adotados.
Mesmo derrotado, o brasileiro Mateus Alves, de 22 anos, saiu de quadra feliz. "Jogar contra o Alcaraz nessa quadra, com a torcida brasileira, minha família e amigos, será inesquecível", disse.
Lajovic vence Schwartzman, campeão da edição 2018, e faz duelo entre sérvios
O sérvio Dusan Lajovic venceu o argentino Diego Schwartzman, campeão da edição 2018, por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4, nesta quarta-feira, pela primeira rodada do Rio Open apresentado pela Claro.
Na próxima rodada, Lajovic enfrentará o também sérvio Laslo Djere, campeão do Rio Open em 2019. Djere leva vantagem com três vitórias em quatro partidas contra Lajovic.
Em outra partida desta quarta, o espanhol Bernabe Zapata Miralles derrotou o compatriota Jaume Munar por 6/3 e 7/5. Miralles terá pela frente na segunda rodada o argentino Francisco Cerundolo.
Quem também avançou foi o espanhol Albert Ramos-Vinolas, que eliminou o argentino Tomas Etcheverry, de virada, por 5/7, 6/4 e 6/4. Pela vaga nas quartas de final, o espanhol enfrentará o colombiano Daniel Galan.
Com apoio da torcida, Melo e Cabal estreiam com vitória
O brasileiro Marcelo Melo e seu parceiro, o colombiano Juan Sebastian Cabal, estrearam com vitória no Rio Open. Melo e Cabal venceram os austríacos Alexander Erler e Lucas Miedler por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 10/7. Na próxima rodada, a dupla cabeça de chave número 2 enfrentará os argentinos Diego Schwartzman e Tomas Etcheverry.
"Nos conhecemos há uns 15 anos, já treinamos muitas vezes juntos, nos enfrentamos no circuito, mas é a primeira vez que disputamos um torneio como dupla. O melhor da vitória hoje é que tivemos uma química boa, cada um fez o seu trabalho, e soubemos usar a torcida a nosso favor", disse o brasileiro, dono de dois títulos de Grand Slams.
O colombiano já venceu duas vezes o Rio Open com seu parceiro Robert Farah, que não veio este ano por causa do nascimento do filho. Ele contou como foi disputar o torneio com a torcida brasileira ao seu lado. "Foi incrível jogar com a torcida a favor, já vim muitas vezes ao Rio e queria ter experiência", disse Cabal.
Em outra partida, os brasileiros Felipe Meligeni e Marcelo Demoliner perderam de Tomislav Brkic, da Bósnia e Herzegovina, e Gonzalo Escobar, do Equador, por 1/6, 7/5 e 13/11.
RESULTADOS DE QUARTA-FEIRA:
Dusan Lajovic (SRB) 2 x 0 [5] Diego Schwartzman (ARG) - 6/1 e 6/4
[1] Carlos Alcaraz (ESP) x [WC] Mateus Alves (BRA) - 6/4 e 6/4
Fabio Fognini (ITA) 2 x [Q] 0 Tomas Barrios Vera (CHI) - 6/2 e 6/3
Bernabe Zapata Miralles (ESP) 2 x 0 Jaume Munar (ESP) - 6/3 e 7/5
[7] Albert Ramos-Vinolas (ESP) 2 x 1 Tomas Etcheverry (ARG) - 5/7, 6/4 e 6/4
Juan Sebastian Cabal (COL)/Marcelo Melo (BRA) 2 x 1 Alexander Erler (AUT)/Lucas Medler (AUT) - 6/4, 3/6 e 10/7
Tomislav Brkic (BIH)/Gonzalo Escobar (ECU) 2 x 1 [WC] Marcelo Demoliner (BRA)/Felipe Meligeni (BRA) - 1/6, 7/5 e 13/11
Confira a chave principal do Rio Open
Mais fotos disponíveis no
https://www.flickr.com/photos/fotojumpoficial/ - crédito Fotojump
Sobre o Rio Open
O Rio Open 2023 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Betway, Emirates, Shell, Mubadala e Engie. Também com as empresas Rolex, B3, EMS, Black Princess, e, ainda com Motorola, KIA, New Holland, Qualicorp, Prosegur, IBMEC, Premier Pet, Café Melitta, ISDIN, Grey Goose, Zetaflex, Gafisa e Shopping Leblon.
A Fila é a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. A Worldwine oferece o espumante e vinho oficiais do Rio Open, e a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e para o Players Lounge by Lider.
O evento conta ainda com parceria do Jockey Club Brasileiro, Prefeitura do Rio e Riotur.
O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países através da ATP Media.
O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
A Lei de Incentivo ao Esporte é uma importante ferramenta de desenvolvimento e inclusão social que ajuda a levar a prática esportiva ao cidadão por todo o estado do Rio.
O Rio Open é uma promoção IMM com realização do ICT.
Mais informações:
Site
Facebook
Twitter
Instagram
Assessoria de Imprensa do Rio Open
Camila Coimbra - camila.coimbra@mediaguide.com.br | + 55 21 3724-1623 l 97394-6785
Diana Gabanyi - diana@gabanyis.com | + 55 11 98162- 3818
Em 2025, a 11ª edição do maior torneio de Tênis da América do Sul neutralizou mais de 1.800 toneladas de emissões
Edição especial de camiseta pode ser adquirida na La Boutique, o e-commerce oficial do torneio. A 12ª edição do maior campeonato de tênis da América do Sul acontece de 14 a 22 de fevereiro de 2026, no Jockey Club
Experiência integra o calendário de impacto social do Rio Open e reforça o compromisso do torneio com a formação de novos talentos do tênis brasileiro.
Companhia assume patrocínio do Rio Open e reforça compromisso com o desenvolvimento do tênis no Brasil