Beatriz Haddad Maia conquistou o maior título de sua carreira no WTA 1000 de Madri, na Espanha. Ao lado da bielorrussa Victoria Azarenka, Bia foi campeã nas duplas ao derrotar as norte-americanas Coco Gauff e Jessica Pegula em 6/1 6/4 e 1h06 de partida. Com o resultado, a brasileira entrará no top 10 de duplas na atualização do ranking desta segunda-feira.
"Muito feliz pelo título e pelo top 10 de duplas, mas mais feliz ainda pela forma como atuei. Consegui jogar o meu jogo e me impor nos momentos importantes, estou bastante contente em como encarei as partidas durante toda a semana. Muito bom também aprender e compartilhar essas semanas com a Vika, que é uma jogadora grande que tem uma mentalidade muito bacana e uma atitude muito legal nos momentos importantes da partida. Por fim, gostaria de dedicar o título à minha madrinha Teté, a Telma, que faz aniversário hoje e é uma pessoa muito especial na minha vida", disse a brasileira, feliz com o título e dedicando o título à madrinha.
A parceria com a ex-número 1 do mundo surgiu a partir de um convite da própria tenista: "Foi um convite da Azarenka. O técnico dela procurou o Rafa, que é o meu técnico, e obviamente topamos na hora. É um tipo de experiência que com certeza estamos buscando. Foi um grande aprendizado e excelentes duas semanas juntas. Nos entendemos muito bem e fomos evoluindo diariamente. Queria agradecer a equipe dela e também a minha pelo trabalho feito", explicou. A dupla seguirá junta em Roma e também em Roland Garros.
O título que garantiu a entrada da tenista ao top 10 de duplas é o quinto de duplas que Bia conquista e o maior de sua carreira. A tenista, que tem outros dois títulos em simples, também já foi finalista de duplas no Australian Open em 2022, ao lado de Anna Danilina.
Agora, Bia parte parte para o WTA 1000 de Roma. "Daqui algumas horinhas já tenho o vôo para a Itália, essa é a vida de tenista. Amanhã começa tudo de novo e agora é trabalhar duro", finalizou. A chave de simples do torneio italiano já foi sorteada, e a brasileira aguarda a vencedora do duelo entre a chinesa Lin Zhu, 39ª do mundo, e a tcheca Linda Fruhvirtova, a 58ª do ranking, para a sua estreia.
SOBRE BEATRIZ HADDAD MAIA
Nascida em 30/05/1996, em São Paulo.
Começou a jogar tênis aos 5 anos de idade na escola. Como juvenil chegou a ser a 15ª colocada no ranking mundial.
Na categoria foi vice-campeã de duplas de Roland Garros em 2012 e 2013.
Como profissional disputou a primeira final na WTA em 2017, sendo vice-campeã em Seul, no seu melhor ano como tenista profissional, alcançando a posição de 58 no ranking e terminando a temporada como 65ª. Disputou o seu primeiro torneio profissional em 2013, no WTA de Florianópolis.
No ano passado foi a tenista que mais jogos disputou entre o circuito masculino e feminino, ficando com um recorde de 76 vitórias em 101 jogos disputados. Começou 2021 na posição de número 359 e terminou na de 80. O ano foi marcado também pela vitória diante da número 3 do mundo, Karolina Pliskova. Outras grandes vitórias na carreira foram sobre Iga Swiatek (Toronto 2022 - no 1 do mundo), Maria Sakkari (Miami 2022 - no. 3o do mundo na época), Garbine Muguruza (Wimbledon 2018) e Sloane Stephens (Acapulco 2019 - 4ª do mundo na época).
Em 2022 foi vice-campeã do WTA 1000 de Toronto e conquistou os dois maiores títulos da carreira, o do WTA 250 de Nottingham e o de Birmingham e chegou à sua melhor posição no ranking mundial em agosto, a de número 15. Foi também campeã no WTA 125 de St. Malo.
Nas duplas foi campeã em Nottingham (2022), do WTA de Bogotá duas vezes, em 2015 e 2017, e em 2022 começou com o título do WTA 500 de Sydney e o vice-campeonato do Australian Open, se tornando apenas a 3a. brasileira da história a alcançar a final de um Grand Slam.
Foi também vice no WTA 1000 de Guadalajara e disputou pela primeira vez na história o WTA Finals, no Texas .
Em 2023 começou a temporada com o vice-campeonato de duplas do WTA 1000 de Indian Wells. Foi campeã do WTA 1000 de Madri.
Atual 14a colocada do ranking mundial de simples (chegou ao posto pela 1a vez em fevereiro de 2023), Beatriz Haddad Maia é a 2a brasileira da história com melhor ranking , após Maria Esther Bueno, está com os patrocínios do Itaú Personnalite, Itaú, Prudential, SMZTO, Latin Re, Engie Brasil, RTB, Wilson, Joma e Tourna Tennis.
Informações para a imprensa:
Diana Gabanyi
+ 55 11 981623818
diana@gabanyis.com
Evento acontece de 06 a 14 de setembro no Parque Villa-Lobos
O NERO - Núcleo Esportivo Rio Open - leva aulas de tênis e formação cidadã para meninas e meninos de 6 a 14 anos, com estrutura completa e apoio do maior torneio de tênis da América do Sul
O NERO - Núcleo Esportivo Rio Open - leva aulas de tênis e formação cidadã para meninas e meninos de 6 a 14 anos, com estrutura completa e apoio do maior torneio de tênis da América do Sul
SP Open marca a volta da capital paulista ao calendário oficial da WTA, pela primeira vez em 25 anos.