Beatriz Haddad Maia vai escrevendo a sua própria história em Roland Garros. A brasileira derrotou Ons Jabeur, a número 7 do mundo, de virada, com parciais de 3/6 7/6(5) 6/1 e 2h29 de duração. Esta é a primeira vez que o Brasil tem uma mulher na semifinal de Roland Garros na Era Aberta.
"Jogar contra uma tenista tão competitiva quanto a Ons é difícil. Eu tentei ser agressiva o tempo inteiro e estou feliz que eu consegui melhorar o meu tênis e continuar tentando, empurrando. Também estou muito feliz com a minha mentalidade de hoje, porque eu tive que ser muito paciente e esperar pela oportunidade. Consegui melhorar o meu tênis, sacar melhor e melhroar durante o jogo. Estou orgulhosa disso, da minha disciplina", disse Bia.
"Eu vim pra cá com o primeiro objetivo de estar na terceira rodada. Eu nunca tinha passado de uma segunda rodada em Grand Slam e eu precisava de um objetivo realista. Quando eu atingi, já precisava de outro objetivo. Numa quartas de final todas as tenistas estão jogando bem, então todas podem acreditar que é possível vencer. Eu estava preparada para a partida e sabia que seria muito difícil. Não é nada fácil estar um set abaixo contra a Jabeur e ela estava jogando bem. Quando a partida de hoje terminou, eu só olhei para o meu time e disse 'Nós conseguimos'. Estou muito feliz com o resultado e muito animada para a próxima partida", continuou.
Número 1 do Brasil e atual 14ª do ranking, Bia pode atingir outra grande marca para sua carreira e o tênis brasileiro amanhã. A brasileira entrará no Top 10 do ranking mundial caso vá à final ou a tcheca Karolina Muchova perca na semifinal.
O próximo desafio de Bia em Paris será a polonesa Iga Swiatek, a atual número 1 do mundo e bicampeã de Roland Garros. As tenistas se enfrentaram em uma oportunidade no circuito, com vitória da brasileira.
"Ela é a número 1 do mundo e uma das melhores tenistas que temos. Ela é jovem e uma pessoa incrível também, além de já ter ganhado aqui em Roland Garros duas vezes. Eu vou tentar aproveitar e jogar ponto a ponto. Vou deixar tudo em quadra, não tenho nada a perder. Vou tentar o meu máximo, jogar o meu melhor e tentar melhorar o que preciso", finalizou.
SOBRE BEATRIZ HADDAD MAIA
Nascida em 30/05/1996, em São Paulo.
Começou a jogar tênis aos 5 anos de idade na escola. Como juvenil chegou a ser a 15ª colocada no ranking mundial.
Na categoria foi vice-campeã de duplas de Roland Garros em 2012 e 2013.
Como profissional disputou a primeira final na WTA em 2017, sendo vice-campeã em Seul, no seu melhor ano como tenista profissional, alcançando a posição de 58 no ranking e terminando a temporada como 65ª. Disputou o seu primeiro torneio profissional em 2013, no WTA de Florianópolis.
No ano passado foi a tenista que mais jogos disputou entre o circuito masculino e feminino, ficando com um recorde de 76 vitórias em 101 jogos disputados. Começou 2021 na posição de número 359 e terminou na de 80. O ano foi marcado também pela vitória diante da número 3 do mundo, Karolina Pliskova. Outras grandes vitórias na carreira foram sobre Iga Swiatek (Toronto 2022 - no 1 do mundo), Maria Sakkari (Miami 2022 - no. 3o do mundo na época), Garbine Muguruza (Wimbledon 2018) e Sloane Stephens (Acapulco 2019 - 4ª do mundo na época).
Em 2022 foi vice-campeã do WTA 1000 de Toronto e conquistou os dois maiores títulos da carreira, o do WTA 250 de Nottingham e o de Birmingham e chegou à sua melhor posição no ranking mundial em agosto, a de número 15. Foi também campeã no WTA 125 de St. Malo.
Nas duplas foi campeã em Nottingham (2022), do WTA de Bogotá duas vezes, em 2015 e 2017, e em 2022 começou com o título do WTA 500 de Sydney e o vice-campeonato do Australian Open, se tornando apenas a 3a. brasileira da história a alcançar a final de um Grand Slam.
Foi também vice no WTA 1000 de Guadalajara e disputou pela primeira vez na história o WTA Finals, no Texas .
Em 2023 começou a temporada com o vice-campeonato de duplas do WTA 1000 de Indian Wells. Foi campeã do WTA 1000 de Madri.
Atual 14a colocada do ranking mundial de simples (chegou ao posto pela 1a vez em fevereiro de 2023), Beatriz Haddad Maia é a 2a brasileira da história com melhor ranking , após Maria Esther Bueno, está com os patrocínios do Itaú Personnalite, Itaú, Prudential, SMZTO, Latin Re, Engie Brasil, RTB, Wilson, Joma e Tourna Tennis.
Informações para a imprensa:
Diana Gabanyi
+ 55 11 981623818
diana@gabanyis.com
Evento acontece de 06 a 14 de setembro no Parque Villa-Lobos
O NERO - Núcleo Esportivo Rio Open - leva aulas de tênis e formação cidadã para meninas e meninos de 6 a 14 anos, com estrutura completa e apoio do maior torneio de tênis da América do Sul
O NERO - Núcleo Esportivo Rio Open - leva aulas de tênis e formação cidadã para meninas e meninos de 6 a 14 anos, com estrutura completa e apoio do maior torneio de tênis da América do Sul
SP Open marca a volta da capital paulista ao calendário oficial da WTA, pela primeira vez em 25 anos.