Mais fotos disponíveis do Rio Open. Crédito: Fotojump
Os britânicos Alfie Hewett e Gordon Reid conquistaram neste sábado o primeiro título de duplas do Wheelchair Tennis Elite Rio - apresentado por ALLOS -, em final disputada na Quadra Guga Kuerten, do torneio que é a grande novidade na histórica 10ª edição do Rio Open.
Tenistas que conquistaram os quatro torneios de Grand Slam na temporada 2021 e formam uma das duplas mais vencedoras, eles levaram a melhor no confronto com a dupla do japonês Shingo Kunieda, dono de 50 títulos de Grand Slam, e o brasileiro Daniel Rodrigues por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4, em 1h13 de partida.
Os britânicos também já haviam decidido na sexta-feira o título de simples, que ficou com Alfie Hewett, atual número 2 do mundo.
Depois da partida de duplas, Gordon Reid e Alfie Hewett destacaram a importância de o Rio Open ter realizado pela primeira vez o torneio de tênis em cadeira de rodas e como ele pode ser fundamental para o desenvolvimento do esporte no futuro.
"Tênis em cadeira de rodas nos Jogos Paralímpicos Rio-2016 e naquele ano todas as pessoas nos receberam de braços abertos, fizeram com que nos sentíssemos em casa e nessa semana foi exatamente o mesmo, todo mundo da ATP, da organização, da ALLOS, os patrocinadores, todos os espectadores, foi muito divertido para nós, um sonho realizado, espero que seja o início de algo grande para o futuro", disse Reid.
"Nós agradecemos muito que vocês tenham ficado e prestigiado o nosso esporte. Um grande agradecimento à ATP, aos organizadores, todos aqui, os patrocinadores. Isso é o que queremos, o futuro do tênis em cadeira de rodas, como deve ser especificamente o tênis em cadeira de rodas. Ter esse nível de exposição é muito importante para dar uma amostra ao público. Esperamos inspirar mais jovens a se envolver com o tênis em cadeira de rodas", completou Hewitt.
Representante brasileiro entre os atletas do torneio, Daniel Rodrigues agradeceu não apenas a oportunidade de jogar na Quadra Guga Kuerten e apresentar o tênis em cadeira de rodas, mas também pela acessibilidade do Rio Open.
"Eu fico muito feliz de ser o brasileiro que estou aqui participando e é uma emoção muito grande, eu estava até nervoso, mas é nervoso, mas feliz de ver que o Rio Open e seus parceiros, os patrocinadores, a ALLOS por ter abraçado essa causa. Fico muito feliz também em ver essa questão da acessibilidade não só para nós jogadores, mas para o público PCD também, que isso é muito importante e fiquei muito emocionado em ver esse público PCD prestigiando esse nosso evento. Agradeço a todos por essa oportunidade", finalizou Daniel.
Sobre o Rio Open:
O Rio Open 2024 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Mubadala, Shell, Black Princess, Engie, Betway, Emirates e Herbíssimo. Também com as empresas Rolex, KIA, B3, EMS, Star+,Disney Cruise Line e, ainda com White Martins, New Holland, RedeDor, IBMEC, Café Melitta, PremieRpet, Zetaflex, Cremer, Shopping Leblon, ALLOS e Grey Goose.
A Fila será a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. Já a Worldwine oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open e a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e para o Players Lounge.
O evento conta ainda com parceria do Jockey Club Brasileiro e Prefeitura do Rio.
O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países através da ATP Media.
O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. A Lei de Incentivo ao Esporte é uma importante ferramenta de desenvolvimento e inclusão social que ajuda a levar a prática esportiva ao cidadão por todo o estado do Rio.
O Rio Open é uma promoção IMM com realização do ICT.
Mais informações:
rioopen.
facebook.
twitter.
instagram.
Assessoria de Imprensa do Rio Open
Camila Coimbra (camila.coimbra@inpresspni.com.br) – (21) 3724-1623
Diana Gabanyi - diana@gabanyis.com | + 55 11 98162- 3818
Lia Benthien (lia.benthien@gmail.com +55 48 999156061
Rafael Valesi (rafael.valesi@inpresspni.com.br) – (11) 98131-9330
Bruno Fernandes (bruno.fernandes@inpresspni.com.br) - (21) 96832-7541
Vitor Minateli (vitor.minateli@temp.inpresspni.com.br) - (24) 99911-3062
Experiência integra o calendário de impacto social do Rio Open e reforça o compromisso do torneio com a formação de novos talentos do tênis brasileiro.
Companhia assume patrocínio do Rio Open e reforça compromisso com o desenvolvimento do tênis no Brasil
Maior torneio da América do Sul consagrou ainda seus dois primeiros bicampeões consecutivos: Rafael Matos, nas duplas, e Sebastián Báez, na chave de simples
Argentino superou na final o francês Alexandre Muller no Jockey Club Brasileiro e recebeu o troféu das mãos de Juan Martin Del Potro