Thiago Monteiro encerrou a sua participação em Roland Garros e na temporada de saibro da Europa com grandes resultados. Após passar o qualifying, o cearense fez a sua estreia na chave principal do Grand Slam do saibro na última segunda-feira à noite ao enfrentar o sérvio Miomir Kecmanovic, sendo superado em 6/2 6/1 4/6 7/5 e 2h37 de duração.
"Forma duas semanas boas aqui em Roland Garros. Infelizmente, logo após o quali, tive uns dias com uma espécie de virose e acabei perdendo alguns dias de treino para recuperar o corpo. Ontem foi um jogo bem difícil no início, o meu adversário ditou um ritmo muito forte desde o começo. Eu fui me adaptando e depois consegui entrar no jogo e me sentir melhor, mas ele foi sólido a partida toda. Em jogo contra esses grandes competidores é sempre importante começar bem e deixar o placar o mais próximo pelo maior tempo possível, mas acabei começando um pouco abaixo e dei muita margem pra ele. Me coloquei numa situação difícil de voltar pra partida e ele jogou bem o tempo todo, mérito dele total", analisou Thiago.
Assim chegou ao fim a positiva gira do saibro européia do atual número 86 do mundo, que fez grandes campanhas e passou os qualifyings dos Masters 1000 de Madri e Roma, e também de Roland Garros. Em Roma, Thiago foi ainda mais longe e chegou às oitavas, enquanto em Madri parou na terceira rodada.
"A gira do saibro, no geral, foi super positiva. Foi uma gira de objetivos alcançados: retornei ao top 100 e, no momento, estou entre os 80; fiz oitavas de final num Masters 1000, conquistei uma vitória contra um top 10... Então é um balanço super positivo", continuou.
Agora, o tenista retorna para o Brasil para alguns dias de descanso antes de prosseguir na segunda parte de gira de torneios europeus. "Vou descansar uns dias em casa e me preparar para essa próxima sequência na Europa, onde devo jogar uns dois ou três torneios na grama e depois outros dois ou três ATPs no saibro. Depois, quem sabe, os Jogos Olímpicos, que é o meu grande objetivo", finalizou.
THIAGO MONTEIRO
Thiago Monteiro nasceu no dia 31 de maio de 1994, em Fortaleza, no Ceará. Canhoto, começou a jogar tênis aos 8 anos de idade. Marcou a sua primeira vitória em um torneio ATP, em 2016, no Rio Open, ao derrotar Jo-Wilfried Tsonga. Alcançou as primeiras quartas da carreira no Brasil Open, naquele mesmo ano, entrando no top 100 pela primeira vez. O melhor ranking da carreira veio em 2017, na posição de número 74. Neste ano alcançou a primeira semifinal de ATP da carreira, em Quito. Foi em 2022, cinco anos depois, que ele conseguiu superar essa marca chegando ao posto de número 61.
Em torneios Challenger conquistou os maiores títulos em Campinas (2023), Salzburg (2022) e Genova (2022) tem trofeus também em Aix en Provence (2016), Braunschweig (2019), Lima (2019), Punta del Este (2019 e 2020)e Braga (2021).
Atual 86o colocado no ranking mundial, o brasileiro tem carreira agenciada pela Linkinfirm de Marcio Torres e conta com o patrocínio da Angá Asset Management, EQI Investimentos, Timbro, SMZTO, Joma e Wilson.
Informações para a imprensa:
Diana Gabanyi +55 11 981623818
Brasileiro joga o 3o Grand Slam da temporada
Brasileiro faz avaliação de 2024 e quer manter consistência
Brasileiro jogará circuito de quadras indoor
Brasileiro enfrenta francês em Nova York