Rio Open abre 11ª edição neste sábado com o Qualifying

14.02.2025  |    313 visualizações

Disputa pelas últimas quatro vagas na chave principal de simples acontece nos dias 15 e 16 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, com três brasileiros em quadra

Mais Fotos do Rio Open em https://www.flickr.com/photos/rio-open/

 

A 11ª edição do Rio Open, apresentado pela Claro, começa neste sábado, 15 de fevereiro, a partir das 16h, com os jogos do Qualifying, que define as quatro últimas vagas na chave principal do maior torneio de Tênis da América do Sul, disputado no Jockey Club Brasileiro até o dia 23, quando acontece a grande final.

O Qualifying de simples tem 16 tenistas, entre eles, o chileno Cristian Garin, campeão do torneio em 2020, além de três brasileiros: João Lucas Reis, Karue Sell e Mateus Alves.

Mateus Alves é quem abre a programação da Quadra Guga Kuerten neste sábado, às 16h. Em busca de sua segunda vez na chave principal do Rio Open, ele enfrenta o português Jaime Faria.

Alves ficou com o último convite para o Qualifying, enquanto Gustavo Heide vai jogar a chave principal com o wild card, já que João Fonseca conseguiu special exempt ao atingir a semifinal do ATP de Buenos Aires e não precisou do convite.

O segundo jogo terá João Lucas Reis, campeão da primeira edição da Procopio Cup, que vai enfrentar na estreia Chun-Hsin Tseng, de Taipé Chinesa, também na quadra principal.

Karue Sell disputa o Qualifying do Rio Open pela primeira vez e estreia contra o argentino Camilo Ugo Carabelli, cabeça de chave 1, na segunda partida da Quadra 1, logo depois do duelo chileno entre Cristian Garin e Tomas Barrios Vera.

 

Sorteio define a chave principal neste sábado no Jockey Club Brasileiro

Os jogos da chave principal da 11ª edição do Rio Open, apresentado pela Claro, serão definidos neste sábado, 15 de fevereiro, às 13h30, no sorteio oficial que acontece no Corcovado Club, no Jockey Club Brasileiro. Estrelas do maior torneio de tênis da América do Sul, Alexander Zverev e João Fonseca conhecerão no sorteio os seus adversários de estreia.

Principal favorito ao título, o alemão Alexander Zverev, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Tóquio-2020, finalista do Australian Open e atual número 2 do ranking mundial, joga o torneio pela primeira vez.

João Fonseca volta ao torneio onde jogou seu primeiro ATP como a grande sensação do tênis brasileiro. Depois de atingir as quartas de final em 2024, ele volta à cidade-natal depois de atingir a semifinal de Buenos Aires, resultado que o colocou na chave principal como special exempt, e assim não precisará do convite, o que garantiu mais um brasileiro no torneio: Gustavo Heide.

Ao todo já são cinco brasileiros garantidos na chave principal. Se juntam a João Fonseca, Thiago Wild, que atingiu as quartas de final em 2024, Thiago Monteiro, brasileiro com mais participações na chave principal, além de Felipe Meligeni e Gustavo Heide.

Também estão garantidos na chave principal o italiano Lorenzo Musetti, número 16 do ranking mundial e medalhista de bronze nas Olimpíadas Paris-2024 e o atual campeão do torneio, o argentino Sebastian Baez.

 

PROGRAMAÇÃO - SÁBADO, 15 de fevereiro

Quadra Guga Kuerten - A partir de 16:00

[3] Jaime Faria (POR) vs [WC] Mateus Alves (BRA)
[WC] Joao Lucas Reis Da Silva (BRA) vs [6] Chun-Hsin Tseng (TPE)

Não antes de 18:00
QUALIFYING DE DUPLAS

Quadra 1 - A partir de 16:00
Tomas Barrios Vera (CHI) vs [8] Cristian Garin (CHI)
[1] Camilo Ugo Carabelli (ARG) vs [WC] Karue Sell (BRA)

Quadra 2 - A partir 16:00
Roman Andres Burruchaga (ARG) vs [5] Federico Coria (ARG)
[4] Hugo Dellien (BOL) vs [Alt] Juan Pablo Ficovich (ARG)

Não antes 18:00
QUALIFYING DE DUPLAS

Quadra 4 - start 16:00
Juan Manuel Cerundolo (ARG) vs [7] Thiago Agustin Tirante (ARG)
[2] Yannick Hanfmann (GER) vs Marco Trungelliti (ARG)

 

Sobre o Rio Open 2025:

O Rio Open 2025 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Mubadala, Shell, BetNacional,Black Princess, Engie, Emirates e Zurich. Também com as empresas Rolex, KIA, Seara Gourmet, Herbissimo, EMS, B3, Star+, EMS, Disney Cruise Line e, ainda com White Martins, Rede Dor, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremierPet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum, Copa Energia e Grey Goose.

A Fila será a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. Já a Worldwine oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open e a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e para o Players Lounge.

O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países através da ATP Media.

O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.

 

O Rio Open é uma promoção IMM com realização do ICT.

Assessoria de Imprensa do Rio Open
Camila Coimbra (camila܂coimbrainpresspni܂com܂br) – (21) 3724-1623
Diana Gabanyi (dianagabanyis܂com) – (11) 98162- 3818

Lia Benthien (lia.benthien@gmail.com) – (48) 99915-6061
Bruno Fernandes (bruno܂fernandesinpresspni܂com܂br) – (21) 96832-7541
Alfredo Bokel (alfredo.bokel@externo.inpresspni.com.br) – (21) 98102-4400

Leia também...
10.07.2025

Experiência integra o calendário de impacto social do Rio Open e reforça o compromisso do torneio com a formação de novos talentos do tênis brasileiro.

26.06.2025

Companhia assume patrocínio do Rio Open e reforça compromisso com o desenvolvimento do tênis no Brasil

27.02.2025

Maior torneio da América do Sul consagrou ainda seus dois primeiros bicampeões consecutivos: Rafael Matos, nas duplas, e Sebastián Báez, na chave de simples

23.02.2025

Argentino superou na final o francês Alexandre Muller no Jockey Club Brasileiro e recebeu o troféu das mãos de Juan Martin Del Potro