Os brasileiros Marcelo Melo e Rafael Matos buscam nesta quinta-feira uma vaga nas semifinais de duplas do Rio Open, apresentado pela Claro. A dupla que tem o atual campeão do ATP 500 carioca é uma das atrações da programação que define os últimos classificados para as quartas de final de simples e semifinalistas de duplas.
Marcelo Melo e Rafael Matos jogam a partir das 18h30 na Quadra 1 contra o português Francisco Cabral e o holandês Jean-Julien Rojer, dono de três títulos de Grand Slam.
Eles venceram nesta quarta-feira um grande jogo de estreia contra os americanos Austin Krajicek e Rajeev Ram, cabeças de chave 4. Os brasileiros saíram atrás, mas conseguiram a virada em quase 2 horas de partida, com parciais de 5/7, 7/6(5) e 10-4.
O resultado confirmou o bom início das duplas brasileiras na edição atual do maior torneio da América do Sul, que teve vitórias locais nos quatro jogos da primeira rodada envolvendo tenistas do Brasil.
Melo e Matos destacaram após a vitória na estreia o diferencial que foi a torcida nos momentos decisivos do jogo diante dos americanos.
"Acho que realmente uma torcida dessa, tanto apoio e tanta energia positiva acaba ajudando a gente nesses momentos especiais como o tie-break e o super tie-break", disse Melo.
"Minha condições favoritas aqui, jogar com essa torcida é diferente. Eu sou um cara que precisa estar sempre mais para cima, então a torcida me ajuda muito com essa energia e manter minha intensidade lá em cima. É muito especial jogar aqui", completou Matos.
Cerundolo, Muller e Munar jogam na Quadra Guga Kuerten
A rodada desta quinta-feira começa às 16h30 com o jogo entre o espanhol Jaume Munar e o português Jaime Faria na Quadra Guga Kuerten e tem na sequência o argentino Francisco Cerundolo, cabeça de chave número 4 do torneio, além do francês Alexandre Muller, que venceu João Fonseca na primeira rodada.
Cerundolo abre a programação noturna enfrentando o italiano Luciano Darderi a partir das 19h. O último jogo da noite será entre o francês Alexandre Muller e o argentino Tomas Etcheverry.
Wheelchair Tennis Elite tem semifinais de simples nesta quinta-feira
O Rio Open também terá nesta quinta-feira o início do torneio Wheelchair Tennis Elite - apresentado por ALLOS - com as semifinais de simples a partir das 16h30, na Quadra 2, com o duelo espanhol entre os medalhistas olímpicos Martin de la Puente e Daniel Caverzaschi. Em seguida, Daniel Rodrigues enfrenta Gustavo Fernandez, dono de oito títulos de Grand Slam.
A final de simples acontece na sexta-feira com os dois tenistas vencedores. No sábado, tem novo jogo, desta vez de duplas, com Daniel Rodrigues e Gustavo Fernandez enfrentando Martin de la Puente e Daniel Caverzaschi
PROGRAMAÇÃO - Quinta-feira, 20 de fevereiro
Quadra Guga Kuerten - a partir de 16:30
Jaume Munar (ESP) vs [LL] Jaime Faria (POR)
Não antes de 19:00
[4] Francisco Cerundolo (ARG) vs Luciano Darderi (ITA)
Alexandre Muller (FRA) vs [8] Tomas Martin Etcheverry (ARG)
Quadra 1 - a partir 17:00
[LL] Camilo Ugo Carabelli (ARG) vs Damir Dzumhur (BIH)
Não antes de 18:30
[Q] Francisco Cabral (POR) / Jean-Julien Rojer (NED) vs Rafael Matos (BRA) / Marcelo Melo (BRA)
A seguir
Após descanso - [3] Sadio Doumbia (FRA) / Fabien Reboul (FRA) vs Pedro Martinez (ESP) / Jaume Munar (ESP)
Quadra 2 - a partir de 16:30
Martin de la Puente (ESP) vs Daniel Caverzaschi (ESP)
A seguir
Gustavo Fernandez (ARG) vs Daniel Rodrigues (BRA)
Sobre o Rio Open 2025:
O Rio Open 2025 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Mubadala, Shell, BetNacional,Black Princess, Engie, Emirates e Zurich. Também com as empresas Rolex, KIA, Seara Gourmet, Herbissimo, EMS, B3, Star+, EMS, Disney Cruise Line e, ainda com White Martins, Rede Dor, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremierPet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum, Copa Energia e Grey Goose.
A Fila será a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. Já a Worldwine oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open e a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e para o Players Lounge.
O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países através da ATP Media.
O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
O Rio Open é uma promoção IMM com realização do ICT.
Assessoria de Imprensa do Rio Open
Camila Coimbra (camila܂coimbra@inpresspni܂com
Diana Gabanyi (diana@gabanyis܂
Lia Benthien (lia.benthien@gmail.com) – (48) 99915-6061
Bruno Fernandes (bruno܂fernandes@inpresspni܂co
Alfredo Bokel (alfredo.bokel@externo.inpress
Experiência integra o calendário de impacto social do Rio Open e reforça o compromisso do torneio com a formação de novos talentos do tênis brasileiro.
Companhia assume patrocínio do Rio Open e reforça compromisso com o desenvolvimento do tênis no Brasil
Maior torneio da América do Sul consagrou ainda seus dois primeiros bicampeões consecutivos: Rafael Matos, nas duplas, e Sebastián Báez, na chave de simples
Argentino superou na final o francês Alexandre Muller no Jockey Club Brasileiro e recebeu o troféu das mãos de Juan Martin Del Potro