Zverev supera tie-breaks e vai às quartas do Rio Open; Monteiro perde batalha

20.02.2025  |    286 visualizações

Número 2 do mundo vence cazaque garante vaga nas quartas de final do maior torneio da América do Sul. Rodada desta quinta-feira começa às 16h30

Mais Fotos do Rio Open em https://www.flickr.com/photos/rio-open/

Alexander Zverev se garantiu nas quartas de final do Rio Open, apresentado pela Claro, em uma jornada cheia de jogos equilibrados e uma série de tie-breaks na Quadra Guga Kuerten. Ao todo, foram sete sets decididos apenas no game de desempate e mais de nove horas de tênis apenas considerando a quadra principal do saibro carioca.

Já o brasileiro Thiago Monteiro se despediu do maior torneio da América do Sul ao perder de virada uma batalha para o taiwanês Chun-Hsin Tseng, que pela primeira vez atinge as quartas de final de um ATP 500.

 

Zverev supera dois tie-breaks para se garantir nas quartas

Zverev venceu mais um jogo equilibrado na noite desta quarta-feira, diante do cazaque Alexander Shevchenko, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(1) e 7/6(6).

Assim como na primeira rodada, o número 2 do mundo começou o jogo quebrando o saque do adversário, mas não conseguiu manter a vantagem e fez dois sets parelhos, vencendo ambos apenas no tie-break, depois de 2h28 de jogo. Ele destacou que ficou satisfeito por ver evolução em relação à semana anterior e a busca pelo ritmo jogando no saibro.

"Você olha minha história nas quadras de saibro, eu sempre começo a jogar bem depois de duas, três ou quatro semanas. Eu nunca joguei bem logo nas primeiras duas semanas no saibro. Então estou feliz com o meu nível. Feliz com o nível de hoje, em Buenos Aires eu não estava jogando bem e estou me sentindo melhor. Sinto que estou encontrando meu nível cada vez mais", disse o alemão.

Nas quartas de final, Zverev vai enfrentar o argentino Francisco Comesaña, que eliminou o chileno Nicolas Jarry, cabeça de chave número 6, no primeiro jogo com três tie-breaks da história da chave de simples do Rio Open, com parciais de 7/6(4), 6/7(1) e 7/6(6), em 3h21.

"Ele é jovem, está vindo bem, crescendo e jogando um bom tênis. Eu vi o jogo dele hoje e achei que o nível dele foi muito alto. Estou esperando ansiosamente para enfrentá-lo pela primeira vez", completou.

 

Monteiro perde nos detalhes e Tseng avança para encarar Baez

No último jogo da noite de quinta-feira, Thiago Monteiro venceu o primeiro set e chegou a estar a dois pontos da vitória diante de Chun-Hsin Tseng, mas o taiwanês se manteve no jogo e conseguiu seguir no torneio ao derrotar o tenista brasileiro com parciais de 6/7(4), 6/3 e 7/6(4), em 3h20.

Monteiro falou após o jogo sobre a perda do jogo nos detalhes e reconheceu a atuação melhor de Tseng para sair vencedor na Quadra Guga Kuerten.

"Jogo muito duro, longo também, eu já esperava um jogo duro, ele vem em uma fase muito boa, é um jogador rápido também. Eu não joguei meu melhor tênis, não conseguia gerar muita potência com as bolas. No final do terceiro set eu tive chances para fechar no 6/5, não consegui, ele aproveitou bem, foi completamente mérito dele", analisou o brasileiro.

Tseng, que veio do Qualifying, será o adversário do atual campeão Sebastian Baez nas quartas de final. O argentino segue na briga pelo inédito bicampeonato depois de vencer o compatriota compatriota Mariano Navone na reedição da final do ano passado, em mais um jogo definido apenas no terceiro set, com parciais de 6/4, 1/6 e 6/3.

 

Cássio Motta é homenageado pelo Rio Open na Quadra Guga Kuerten

Cássio Motta foi homenageado pelo Rio Open antes do último jogo desta quarta-feira na Quadra Guga Kuerten, pelos feitos de sua carreira e o legado para o tênis brasileiro.

Participaram da homenagem, em vídeo, seu ex-técnico Paulo Cleto, Carlos Kirmayr, com quem foi top 10 como parceiro de duplas, além de Luiz Mattar e Jaime Oncins, companheiros de Copa Davis, e Cláudia Monteiro, com quem foi vice de duplas mistas de Roland Garros em 1982.

Ele recebeu uma placa de homenagem das mãos de Ricardo Acioly, o Pardal, diretor de Relações do Rio Open.

"Agradeço ao Rio Open, estou impressionado com o tamanho do evento. Eu só tenho a agradecer ao tênis que me trouxe onde eu estou, eu sou uma pessoa melhor dentro e fora da quadra graças a todas as experiências que eu tive na minha vida. É um prazer estar aqui, obrigado a todos, aos meus amigos e parceiros que falaram, meus amigos dentro e fora da quadra", disse Motta.

 

Resultados - Oitavas de final de simples

Francisco Comesana (ARG) v. [6] Nicolas Jarry (CHI) - 7/6(4) 6/7(1) 7/6(6)
[1] Alexander Zverev (GER) v. Alexander Shevchenko (KAZ) - 7/6(1) 7/6(6)
[Q] Chun-Hsin Tseng (TPE) v. [WC] Thiago Monteiro (BRA) - 6/7(4) 6/3 7/6(4)
[5] Sebastian Baez (ARG) v. Mariano Navone (ARG) - 6/4 1/6 6/3

Duplas - Primeira rodada

Rafael Matos (BRA)/Marcelo Melo (BRA) v. [4] Austin Krajicek (USA)/Rajeev Ram (USA) - 5/7 7/6(5) 10-4
Pedro Martinez (ESP)/Jaume Munar (ESP) v. Roberto Carballes Baena (ESP)/Alexandre Muller (FRA) - 6/3 6/4

Duplas - Quartas de final

[1] Maximo Gonzalez (ARG)/Andres Molteni (ARG) d [WC] Marcelo Demoliner (BRA)/Fernando Romboli (BRA) - 7/5 7/6(0)
Luciano Darderi (ITA)/Mariano Navone (ARG) d [WC] Orlando Luz (BRA)/Felipe Meligeni Alves (BRA) - 3/6 7/5 10-6


PROGRAMAÇÃO DE QUINTA-FEIRA - 20 de fevereiro

Quadra Guga Kuerten - a partir de 16:30
Jaume Munar (ESP) vs [LL] Jaime Faria (POR)

Não antes de 19:00
[4] Francisco Cerundolo (ARG) vs Luciano Darderi (ITA)
Alexandre Muller (FRA) vs [8] Tomas Martin Etcheverry (ARG)


Quadra 1 - a partir de 17:00
[LL] Camilo Ugo Carabelli (ARG) vs Damir Dzumhur (BIH)

Não antes de 18:30
[Q] Francisco Cabral (POR) / Jean-Julien Rojer (NED) vs Rafael Matos (BRA) / Marcelo Melo (BRA)

A seguir
após descanso - [3] Sadio Doumbia (FRA) / Fabien Reboul (FRA) vs Pedro Martinez (ESP) / Jaume Munar (ESP)


Quadra 2 - a partir de 16:30

Wheelchair Tennis Elite Singles - [3] Dani Caverzaschi (ESP) vs [1] Martin De La Puente (ESP)

A seguir
Wheelchair Tennis Elite Singles - [4] Daniel Rodrigues (BRA) vs [2] Gustavo Fernandez (ARG)

 

Sobre o Rio Open 2025:

O Rio Open 2025 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Mubadala, Shell, BetNacional,Black Princess, Engie, Emirates e Zurich. Também com as empresas Rolex, KIA, Seara Gourmet, Herbissimo, EMS, B3, Star+, EMS, Disney Cruise Line e, ainda com White Martins, Rede Dor, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremierPet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum, Copa Energia e Grey Goose.

A Fila será a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. Já a Worldwine oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open e a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e para o Players Lounge.

O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países através da ATP Media.

O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.

 

O Rio Open é uma promoção IMM com realização do ICT.

Assessoria de Imprensa do Rio Open
Camila Coimbra (camila܂coimbra@inpresspni܂com܂br) – (21) 3724-1623
Diana Gabanyi (diana@gabanyis܂com) – (11) 98162- 3818

Lia Benthien (lia.benthien@gmail.com) – (48) 99915-6061
Bruno Fernandes (bruno܂fernandes@inpresspni܂com܂br) – (21) 96832-7541
Alfredo Bokel (alfredo.bokel@externo.inpresspni.com.br) – (21) 98102-4400

Leia também...
10.07.2025

Experiência integra o calendário de impacto social do Rio Open e reforça o compromisso do torneio com a formação de novos talentos do tênis brasileiro.

26.06.2025

Companhia assume patrocínio do Rio Open e reforça compromisso com o desenvolvimento do tênis no Brasil

27.02.2025

Maior torneio da América do Sul consagrou ainda seus dois primeiros bicampeões consecutivos: Rafael Matos, nas duplas, e Sebastián Báez, na chave de simples

23.02.2025

Argentino superou na final o francês Alexandre Muller no Jockey Club Brasileiro e recebeu o troféu das mãos de Juan Martin Del Potro