Sebastian Baez faz história e se torna o primeiro bicampeão de simples do Rio Open

23.02.2025  |    340 visualizações

Argentino superou na final o francês Alexandre Muller no Jockey Club Brasileiro e recebeu o troféu das mãos de Juan Martin Del Potro

Mais Fotos do Rio Open em https://www.flickr.com/photos/rio-open/

 

O argentino Sebastian Baez marcou seu nome na história do Rio Open, apresentado pela Claro, ao se tornar neste domingo o primeiro tenista a conquistar o maior torneio da América do Sul duas vezes na chave de simples, superando na decisão o francês Alexandre Muller na Quadra Guga Kuerten lotada.

Cabeça de chave número 5 do ATP 500 carioca, Baez teve atuação impecável na final contra Muller e garantiu pelo segundo ano seguido o troféu desenvolvido por Antonio Bernardo ao fechar o jogo por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, em 1h26.

O tenista de 24 anos chegou ao sexto título da carreira. Além dos dois troféus do Rio Open, os maiores da carreira, Baez também conquistou os ATPs de Cordoba, Kitzbuhel e Winston-Salem em 2023, além de Santiago em 2024.

Após a vitória sobre Muller, Baez pediu aplausos para seu técnico Sebastian Gutierrez, o Guti, que prometeu tatuar o Cristo antes do bicampeonato. Ainda na quadra, ele declarou seu amor ao Rio de Janeiro.

Na entrevista coletiva, o tenista revelou que tinha dúvidas sobre jogar no Rio de Janeiro devido ao momento que vinha passando de resultados abaixo do esperado. O treinador foi quem o convenceu e o ajudou a tomar a decisão que culminou no segundo título de ATP 500 da carreira.

"A sensação é muito boa. Muito feliz, orgulhoso também de como foi a semana, como eu me saí também no jogo de hoje, sempre jogar uma final é muito lindo, mas às vezes é diferente, então estou muito feliz", disse Baez.

"Eu não estava seguro de vir aqui ao Rio pela forma como vinham os resultados e por como eu vinha me sentindo. Joguei com Thiago Wild (em Buenos Aires) na quarta-feira e no dia seguinte tinha que decidir o que faríamos. Guti me disse 'tem que colocar no peito, bancar a decisão e seguir buscando. Tem que encarar a situação com valentia e trabalho'. Essa foi a decisão que tomamos e acho que foi uma decisão muito boa como sempre de Guti", completou.

Em quadra, antes da premiação, técnico ressaltou o espírito de luta do primeiro bicampeão do Rio Open, além de reafirmar o compromisso de tatuar o Cristo devido ao título do pupilo.

"Seba é gigante! Ele não é tão alto, mas a capacidade de luta e o nível de jogador que tem são impressionantes e hoje se pôde ver. Estou muito feliz por ele. Prometi que se chegasse na semi, eu iria tatuar, agora a tatuagem vai ser um pouco maior", disse Guti.

Baez recebeu o troféu de campeão das mãos de um ídolo do tênis argentino e referência mundial do esporte, o ex-número 3 do mundo Juan Martin Del Potro.

"Foi obviamente especial, mais do que nada, pela relação que tem o Juan Martin com Guti, que obviamente recai um pouco em mim também por poder dividir os treinamentos, os momentos e as conversas. Sem dúvida alguma foi um momento especial e fechar a semana desta maneira é uma boa foto para marcar", afirmou o campeão.

Vice-campeão no Rio Open depois de vitórias expressivas sobre João Fonseca e Francisco Cerundolo, antes de passar por Francisco Comesaña na semifinal, Alexandre Muller deixa o maior torneio da América do Sul com o melhor ranking da carreira, entrando pela primeira vez no top 50.

Depois de ser superado na final, ele ressaltou o nível de tênis jogado por Baez e lamentou não ter conseguido jogar melhor fisicamente, embora tenha dado o melhor em quadra na partida contra o argentino.

"Foi uma grande semana, mas hoje não foi o suficiente para vencer Sebastian. Ele estava jogando muito bem, com alta intensidade, fisicamente eu não estava o meu melhor. Eu dei o melhor de mim hoje e parabenizo ele. Fiz o meu melhor, mas não foi o suficiente", disse Muller.

"Ele estava superior a mim fisicamente, foi difícil para mim, tive uma batalha ontem contra o Comesaña. Hoje eu tive um pouco de dificuldade, tentei ser agressivo, mas toda hora ele jogava muito fundo e defendia muito bem, foi duro para mim tentar movimentá-lo, acho que ele jogou muito bem hoje", completou.

Cerimônia de encerramento teve revelação brasileira do tênis feminino

Antes da partida entre Baez e Muller, a Quadra Guga Kuerten recebeu a cerimônia oficial de encerramento do maior torneio da América do Sul, que teve a presença da atriz e cantora Julia Mestre na execução do Hino Nacional. Além dela, a jovem revelação do tênis feminino brasileiro Victoria Barros foi a responsável pelo sorteio da moeda para a decisão do saque inicial.

Sobre o Rio Open 2025:

O Rio Open 2025 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Mubadala, Shell, BetNacional,Black Princess, Engie, Emirates e Zurich. Também com as empresas Rolex, KIA, Seara Gourmet, Herbissimo, EMS, B3, Star+, EMS, Disney Cruise Line e, ainda com White Martins, Rede Dor, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremierPet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum, Copa Energia e Grey Goose.

A Fila será a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. Já a Worldwine oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open e a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e para o Players Lounge.

O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países através da ATP Media.

O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.

 

O Rio Open é uma promoção IMM com realização do ICT.

Assessoria de Imprensa do Rio Open
Camila Coimbra (camila܂coimbra@inpresspni܂com܂br) – (21) 3724-1623
Diana Gabanyi (diana@gabanyis܂com) – (11) 98162- 3818

Lia Benthien (lia.benthien@gmail.com) – (48) 99915-6061
Bruno Fernandes (bruno܂fernandes@inpresspni܂com܂br) – (21) 96832-7541
Alfredo Bokel (alfredo.bokel@externo.inpresspni.com.br) – (21) 98102-4400

Leia também...
10.07.2025

Experiência integra o calendário de impacto social do Rio Open e reforça o compromisso do torneio com a formação de novos talentos do tênis brasileiro.

26.06.2025

Companhia assume patrocínio do Rio Open e reforça compromisso com o desenvolvimento do tênis no Brasil

27.02.2025

Maior torneio da América do Sul consagrou ainda seus dois primeiros bicampeões consecutivos: Rafael Matos, nas duplas, e Sebastián Báez, na chave de simples

23.02.2025

Maior torneio da América do Sul tem uma parceria 100% brasileira campeã pela primeira vez na história. Final de simples será neste domingo, às 17h, no Jockey Club Brasileiro