Principal estrela da primeira edição do SP Open, Beatriz Haddad Maia está empolgada para disputar um WTA 250 na cidade onde nasceu, além da oportunidade proporcionada ao tênis feminino brasileiro pelo torneio que acontece entre os dias 6 e 14 de setembro no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, e conhecerá a chave principal neste sábado, às 14h, no Ace Club. O evento com os jogos do qualifying começa às 13h, com abertura dos portões às 12h.
Bia concedeu entrevista coletiva na sala de imprensa do WTA paulistano nesta sexta-feira e lembrou de quando acompanhava torneios no Parque Villa-Lobos na infância e o simbolismo que o evento tem para o esporte e as tenistas que estão começando.
"Quando penso que estamos de volta com um WTA 250 no Brasil, e agora em São Paulo — a cidade onde nasci — é muito especial. Criar esse ambiente, oferecer inspiração para meninas, meninos e jovens que sonham jogar grandes torneios é essencial. Eu mesma, quando era criança, vinha ao Villa-Lobos assistir torneios e isso me marcou muito. Estar aqui hoje, podendo jogar, me faz lembrar como esses momentos inspiram", disse Bia.
Atual número 22 do mundo, Bia tentará somar para a sua galeria de conquistas o primeiro título WTA em solo brasileiro, mas ressalta que se empolga também pela possibilidade de inspirar os novos talentos do esporte, além da experiência de jogar diante da família e dos amigos que não têm a oportunidade de acompanhá-la pelo mundo.
"Para quem entra no torneio hoje, ver jogadoras brasileiras e internacionais de alto nível pode fazer diferença na vida delas. Não é só sobre buscar um título, mas também sobre deixar um legado e construir uma história", disse Bia.
"É sempre especial ter a família e amigos por perto. Claro, existe pressão — por exemplo, quando você é cabeça de chave, quando joga diante da torcida ou enfrenta jogadoras de alto nível — mas aprendi a levar isso de forma carinhosa. Meu objetivo é lutar por cada ponto, mas também aproveitar a semana, pois há muito amor e dedicação de todos para tornar o evento possível", completa.
Bia Haddad e Ajla Tomljanovic visitam o Beco do Batman
No intervalo entre os treinos para a estreia no SP Open, Bia Haddad Maia e a australiana Ajla Tomljanovic visitaram nesta sexta-feira o Beco do Batman, ponto turístico na Zona Oeste de São Paulo.
As tenistas falaram sobre a experiência de visitar o local que é conhecido pela exposição artística nos muros.
"É legal para vir de dia ou de noite, curtir com os amigos. A gente chamou a Ajla pra conhecer e ver se ela gosta para passar um dia aqui também", disse Bia.
Tomljanovic ficou encantada com o local e com a oportunidade de conhecer melhor a capital paulista durante a presença para o torneio.
"É minha primeira vez em São Paulo e estou recebendo um tratamento de princesa, com a Bia me mostrando sua cidade-natal. É legal chegar um pouco antes do torneio e poder aproveitar um pouco da cidade, como esta rua linda, cheia de grafites, de restaurantes e com uma vibe muito legal. Estou super empolgada de estar aqui e explorar mais", disse a australiana.
SP Open realiza sorteio da chave principal neste sábado, no Ace Club
Os jogos da chave principal do SP Open serão conhecidos neste sábado, às 14h, com a realização do sorteio no Ace Club, no Parque Villa-Lobos, com a definição das estreias de Bia Haddad Maia, Alexandra Eala, Ajla Tomljanovic, Laura Pigossi, Carolina Meligeni Alves, entre outras estrelas do tênis feminino.
Também neste sábado tem início o qualifying, com os jogos que definem as últimas tenistas classificadas para a chave principal. As partidas acontecem a partir das 13h, com as brasileiras Pietra Rivoli, Thaisa Pedretti e Ana Cruz na disputa.
Confira a chave do qualifying e a programação deste sábado no site oficial do SP Open.
Maria Esther Bueno será homenageada na abertura do SP Open neste sábado
Maior tenista brasileira de todos os tempos, Maria Esther Bueno será homenageada neste sábado na abertura da programação do SP Open.
Durante a cerimônia que inicia o torneio, a quadra principal do Parque Villa-Lobos receberá o nome da ex-tenista, mantendo a tradição de homenagear os grandes nomes do tênis brasileiro. Os portões estarão abertos às 12h e os jogos acontecem a partir das 13h.
Luisa Stefani decide jogar apenas as duplas e não disputa o qualifying
Luisa Stefani jogará apenas nas duplas do SP Open. A paulista disputaria também o qualifying de simples do WTA 250 no Parque Villa-Lobos, mas optou por priorizar apenas as duplas devido ao desgaste sofrido no US Open na última semana.
"Infelizmente não poderei jogar simples no SP Open. Estou chateada, pois estava muito animada para poder voltar a jogar simples, mas terei que adiar os planos", explicou Luisa.
"O US Open foi bastante desgastante, com quatro jogos, sendo três deles com mais de duas horas e passei a sentir um incômodo leve no joelho. Consultando meu médico aqui em São Paulo eu e minha equipe tomamos a decisão de não arriscar e jogar apenas as duplas que é meu foco com a busca pela classificação para o WTA Finals", completou.
Luisa segue na expectativa por jogar pela primeira vez um WTA em sua cidade-natal em busca do título de duplas ao lado da húngara Timea Babos. "Estou muito empolgada para a disputa do SP Open. Será uma semana especial para o tênis feminino brasileiro".
Com a desistência de Luisa, a jovem brasileira Ana Cruz, de 16 anos, é quem vai jogar o quali em busca de uma vaga na chave principal.
Sobre o SP Open
O SP Open é um torneio do circuito WTA 250 - uma das principais categorias do tênis feminino mundial - que está de volta a São Paulo após um hiato de 25 anos.
O torneio será disputado entre os dias 6 e 14 de setembro, em um complexo montado no Parque Villa-Lobos, na Zona Oeste de São Paulo.
"O São Paulo Open de Tênis é mais um grande ativo que a IMM, principal empresa do País nos segmentos de esporte e entretenimento, traz para a Cidade de São Paulo. A IMM é a realizadora também do festival gastronômico "Taste of São Paulo", da São Paulo Fashion Week e das turnês do Cirque du Soleil".
Mais informações sobre o evento
O SP Open conta com o patrocínio máster de Claro e Heineken 0.0, além de ALLOS, Shopping VillaLobos e BRB. Também apoiam o evento marcas como Prudential, Atvos, B3, Seara Gourmet, Ademicon, Tegra Incorporadora, Revo, Engie, Oncoclínicas, Faixa Azul, Farmacêutica EMS, World Wine, Zetaflex, BlueFit Academia, Melitta, Liquidz, Grey Goose, Águas Prata, Trousseau e Giovanna Baby. As marcas esportivas oficiais são Slyce e ASICS, com Wilson como fornecedora de bolas e a Lider fornece o mobiliário para o Ace Club. O evento é incentivado pelo Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte, e conta com apoio da Prefeitura de São Paulo, via SPTuris
Realização: IMM
Promoção: ICT
Acompanhe
Instagram – @spopenoficial
TikTok – @spopenoficial
X (Twitter) – @spopenoficial
YouTube – @spopenoficial
Assessoria de Imprensa do SP Open
Tenista brasileira joga última rodada do qualifying a partir das 13h na Quadra Central Maria Esther Bueno, no Parque Villa Lobos. Chave de duplas é sorteada
Sorteio define jogo entre Carol Meligeni e Naná logo na estreia no WTA 250 no Parque Villa-Lobos. Laura Pigossi encara Mandlik
Torneio acontece de 6 a 14 de setembro, no Parque Villa-Lobos
Torneio acontece de 6 a 14 de setembro, no Parque Villas-Lobos